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Accor desenvolve estudo de pegada socioeconômica

Foto: AccorHotels

A AccorHotels divulgou seu primeiro estudo sobre pegada socioeconômica como parte da iniciativa de responsabilidade social corporativa do grupo. Com o objetivo de quantificar e analisar os impactos das atividades rede hoteleira no mundo todo sobre as economias locais, o estudo traz descobertas chave que, de acordo com a Accor, ajudarão o grupo a incorporar alavancas mais eficazes para fortalecer os impactos positivos nas comunidades vizinhas a seus hotéis e limitar qualquer impacto negativo que possa surgir do seu desenvolvimento.

Traçando um mapa socioeconômico que inclui os 3.600 hotéis do grupo, o estudo revelou duas descobertas principais:

Foto: Accorhotels

AccorHotels emprega 880 mil no mundo

1. A AccorHotels mantém cerca de 880.000 empregos (diretos, indiretos e induzidos)
Com mais de 186.000 empregos girando diretamente em torno da sua atividade principal, o grupo já criou ou apoia cerca de 700.000 empregos indiretos e induzidos no mundo todo, em três principais setores: serviços corporativos (lavanderia, limpeza, segurança), agricultura e serviços públicos (educação, serviços de saúde e transportes). As descobertas do estudo indicam que cada emprego criado por uma marca da AccorHotels sustenta mais de quatro outros empregos no mundo todo.

2. A AccorHotels cria principalmente riqueza nos seus países sede
A contribuição da rede para o PIB global soma €22 bilhões. Essa contribuição inclui o valor que o grupo agrega diretamente, mais o valor que suas atividades geram entre seus fornecedores, consumo doméstico e despesas públicas. De modo geral, os impactos econômicos das atividades do Grupo estão relacionados com a sua presença local. Em outras palavras, França, Alemanha, Austrália, Grã-Bretanha e Brasil estão usufruindo de porções substanciais da riqueza que a Accor está criando. Porém, os Estados Unidos, onde o grupo tem uma presença menor, também tem obtido contribuições econômicas consideráveis.

Por meio dos seus quase 1.500 hotéis e 34.000 pessoas trabalhando para as marcas da AccorHotels na França, o grupo já criou ou mantém mais de 130.000 empregos no mundo todo (incluindo 30.000 indiretos e 66.000 induzidos).

Na França, cerca de 40.000 empregos indiretos e induzidos são mantidos pelas atividades da AccorHotels França. De acordo com o estudo, cada €1,00 em receitas que a AccorHotels gera na França contribui com €1,52 para o PIB do país, e, portanto, a França representa mais de um quarto da contribuição do grupo para o PIB global (€22 bilhões).

Perspectiva

O estudo destaca o fato de que o impulso de criação de valor do grupo possui profundas raízes locais e que, portanto, ele precisa intensificar continuamente sua responsabilidade econômica e social nos seus países sede. Para atingir esse fim, em 2014 a AccorHotels atualizou sua Carta de Ética e Responsabilidade Social Corporativa e nomeou um Comitê para supervisionar a observância e incrementar sua responsabilidade nas áreas de ética empresarial, integridade e observância legal.

Essa pegada também aponta para as profundas interconexões existentes entre o grupo, suas partes interessadas e seus países sede. O papel da AccorHotels como parceira comercial e cliente implica uma substancial responsabilidade. Isso a levou a estabelecer mecanismos de monitoração em toda a sua cadeia de valor, e em particular a desenvolver iniciativas conjuntas de inovação com seus principais parceiros para aperfeiçoar as práticas do setor. A AccorHotels usará essas descobertas para atualizar o novo capítulo do PLANET 21, seu programa de desenvolvimento sustentável, que ela apresentará na próxima primavera.

O estudo está disponível tanto para a indústria quanto para o público em geral em Planet 21 Research, uma plataforma de conhecimentos compartilhados sobre desenvolvimento sustentável.

 

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Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?