– “Mamãe, o que está escrito ali naquela placa?”
– “Significa que não pode fazer fogo na mata, filho.”
– “Mas mamãe, é claro que não pode fazer fogo na mata, assim a floresta pode ser queimada!”
Crianças são super curiosas, não é mesmo? E quando elas ainda não sabem ler precisam da ajuda de um adulto para que codifique o que está escrito em determinados lugares. As crianças passeiam e viajam e se deparam com pontos de interesse, informações históricas, e aí lá vai um adulto ler para os pequenos sobre o que aquela placa está comunicando. Infância é sinônimo de curiosidade, e dar atenção às sinalizações quando em companhia de uma criança é fundamental para criarmos adultos interessados, antenados, responsáveis e atentos ao meio ambiente.
Pode parecer óbvio para a gente, mas infelizmente não é esse o inconsciente coletivo. Quantas notícias de queimadas e mau uso da terra a gente tem notícia por ano? Quantas vezes você tropeçou em sujeira pelos cantos de um parque, de uma praça, de um rio ou de uma praia? Pois é… e vem daí a nossa importância e responsabilidade como adultos de ler e explicar sobre os cuidados que devemos ter com a mãe Terra e passar para as crianças noções de responsabilidade e conexão com a nossa casa.
“Da natureza nada se tira, a não ser fotos”, “Deixe pegadas, e não o seu lixo.”, “Pare, olhe, respire, aprecie.”, “Leve todo o seu lixo com você”. “Proibido som alto.”, “Proibido andar fora da trilha”, proibido, proibido, proibido…
Quando uma criança ouve um adulto lendo mapas, placas e sinalizações o senso de cidadania e civilidade vão ganhando estofo.
– “Mas para quê avisar isso, mamãe, isso todo mundo já sabe!”
– “Não, meu filho, pior que não são todos os que sabem. Tem gente que não foi educado e não tem consciência ecológica. Tem gente que não recolhe lixo, tem gente que acha que todos à sua volta têm que ouvir a mesma música que você, tem gente que captura animais, tem gente que não respeita o curso dos rios, tem gente que… ah, meu filho, tem tanta gente que faz o que a gente nem imagina…”
Placas com avisos de segurança e regras de convívio e tantas outras sinalizações, se não são muito lidas por adultos que não as respeitam, certamente impactam crianças. São os pequenos que sempre perguntam onde estamos no mapa, se falta muito para chegar, querem saber o nome da trilha e têm curiosidade para saber os nomes dos bichos e os hábitos deles… Mas e os adultos que não leem placas e não respeitam regras? Para eles deixamos todo o nosso sentimento e a vontade que tudo possa mudar com educação, mesmo que tardiamente. Educação ambiental começa “em casa”, e em aulas-passeios das escolas também, extremamente importantes para aquelas crianças que infelizmente não têm pais que podem levá-las e ensiná-las sobre a importância de respeitar regras e combinados. A natureza está precisando de mais guardiões. Leia sempre para uma criança.
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