Fiquei muito feliz pelo convite para assinar esta coluna no Viajar Verde, uma proposta inovadora que vem para incentivar o chamado turismo VERDE, que hoje em dia não se restringe somente a preservar o nosso patrimônio ambiental, mas a adotar totalmente a sustentabilidade como regra na atividade turística.
Então preciso começar esta primeira coluna com algo bastante especial, ou seja, para Tirar o Meu Boné pela primeira vez, nada mais justo do que para o nosso maior case de sucesso – Bonito e Região. Um dos destinos mais premiados do Brasil, exemplo único de destino sustentável e carro chefe do segmento na área de qualificação em Gestão de Segurança.
Há bem pouco tempo a região sobrevivia de pecuária e agricultura e foi com uma reportagem em cadeia nacional sobre a Gruta Azul – um dos atrativos mais conhecidos de Bonito, que o boom turismo chegou. Mas com ele chegou também a nova onda do Turismo Ecológico, que deu o tom para o começo da movimentação na região.
Os principais atores do turismo na região se associaram, trabalharam juntos empresários e governo, criaram associações como a ATRATUR dos atrativos da região e entraram de cabeça no projeto Aventura Segura da ABETA com o SEBRAE e o Ministério do Turismo. Transformaram-se neste destino que hoje acumula prêmios, elogios e serve de exemplo para outros destinos brasileiros.
Seguindo neste passo sempre à frente, a Prefeitura de Bonito com apoio dos empresários locais e do governo Estadual já lançou as bases para se solidificar internacionalmente, participando de feiras junto com o segmento do Ecoturismo e Turismo de Aventura e se tornando o primeiro destino brasileiro a ser associado da ATTA – Associação Mundial de Turismo de Aventura.
Mas é preciso tirar o boné também para os empresários da região, que são as peças chaves desta política de boas práticas e sustentabilidade no turismo. Então escolho um empresário que represente bem este conceito e represente também os bons empresários da região. Eduardo Coelho é o idealizador e proprietário de 3 dos melhores e mais bem cuidados atrativos – a Estancia Mimosa, o Rio da Prata e a Lagoa Misteriosa. Todos os três atrativos estão no nível máximo da sustentabilidade com base no tripé de preservação ambiental, responsabilidade social e economia local. E vão ainda mais além na questão de segurança para seus visitantes com um excelente Sistema de Gestão de Segurança nos moldes do Programa Aventura Segura.
Eduardo Coelho projetou uma série de diretrizes de sustentabilidade para nortear o desenvolvimento dos seus atrativos ao longo do tempo e isso começou anos atrás em 1995 com a criação do RIO DA PRATA.
Em 1999 criou a RPPN Fazenda cabeceira do Prata e está em processo de virar RPPN também a Estância Mimosa. Tudo é monitorado por técnicos. Em especial o impacto ambiental das atividades turísticas trabalho do biólogo Thyago Sabino.
Entre no site para saber mais sobre as diretrizes sustentáveis e para se apaixonar com as imagens fantásticas que vão te levar a arrumar as malas e embarcar imediatamente para Bonito. www.gruporiodaprata.com.br
Parabéns BONITO, ao Grupo Rio da Prata e a todos os atores que fazem da região um verdadeiro exemplo de turismo consciente!
Sites sugeridos:
www.abeta.tur.br
www.turismo.bonito.ms.gov.br
www.atrativosbonito.com.br
Eu também tiro o meu boné pra esse lugar digno de admiração. Congratulaçôes ao autor
Parabéns Lenauro pela escolha de Bonito e parabéns a Bonito e sua comunidade que compreendeu que a sustentabilidade é uma das principais estratégias do turismo de natureza, por obviedade e por visão.
Somos agentes de viagems franceses e visitamos a regiao con Lenauro. Fiquemos impresionados con o alto nivel de organizaçao e planejamento que tem os operadores de attraçaoes la. Eles sao a prova que o turismo sustentavel pode recuperar a regiao e proteger la. Parabens para Bonito !!!! Que fica exemplar para muitos projetos no futuro.
O que é Bonito é pra se ver! E precisamos preservar e promover o turismo sustentável. Parabéns!
obrigado galera a regiao de Bonito realmente esta de parabens