Viajante Responsável Mercado

Praias de Curaçao ganham acordo para o desenvolvimento sustentável

Foto: Curaçao Tourist Board

Um novo acordo de cooperação, assinado no dia 21 de março, e com validade de cinco anos vai garantir a melhoria e manutenção de forma sustentável de oito praias de Curaçao. O protocolo foi assinado pelo Ministério do Desenvolvimento Econômico, Ministério da Saúde Pública, Meio Ambiente e Natureza, Ministério do Desenvolvimento Social, Trabalho e Bem-Estar, Ministério de Tráfego, Transportes e Planejamento do Territorial e pelo CTB (Curaçao Tourist Board). O projeto envolve a formação de um comitê composto por representantes dos ministérios e do CTB, para trabalhar em conjunto na execução de várias tarefas relacionadas com a melhoria e manutenção de oito praias: Caracasbaai, Daaibooi, Sta. Cruz, Jeremi, Kenepa Chikí, Praia Fòrti, Playa Lagun e Kenepa Grandi.

As praias de Curaçao que fazem parte do acorto estão entre as mais de 35 praias da ilha, que conta com algumas das mais belas do mundo, como Kenepa Grandi que está na quarta posição da lista do USA Today, entre as 10 melhores praias do Caribe. Já a praia de Cas Abao está entre as 21 melhores praias do mundo, segundo lista criada pela National Geographic.

Como parte das atividades de formulação do projeto, procurou-se avaliar a situação existente, o que levou a uma lista das áreas que necessitavam de melhorias. São elas: limpeza, controle social, redução da criminalidade, segurança dos visitantes locais e estrangeiros nas praias, melhores sanitários, chuveiros e estruturas de estacionamentos, adaptação da infraestrutura para idosos e outros com necessidades especiais, criação de empregos para a população local, e mais entretenimento nas praias.

Uma parte muito importante na execução do projeto é o aspecto social. Treinamento será disponibilizado aos moradores para que trabalhem nas praias. O projeto criará novos postos de trabalho e também oportunidades empresariais. A execução do projeto deverá levar a uma transformação total da experiência oferecida nestas praias, o que sem dúvida terá um impacto positivo no produto turístico da ilha como um todo.

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?