Com o objetivo de entender melhor a jornada de compra online dos viajantes, a Expedia divulgou o relatório The Path To Purchase – Uncovering how travelers plan and book online (O caminho para compras – Descobrindo como os viajantes planejam e reservam online). Com inúmeras mudanças no cenário digital, a jornada de compra dos viajantes passou por mudanças e não segue mais, necessariamente, o tradicional formato linear aprendizado, reconhecimento, consideração, decisão. De acordo com a Expedia, “a maneira como as pessoas se inspiram para viajar, pesquisar e reservar viagens mudou nos últimos anos, juntamente com o conteúdo que influencia suas viagens e decisões”.
A pesquisa envolveu 5.713 viajantes em sete países – Austrália, Canadá, França, Japão, México, Estados Unidos e Reino Unido – e considerou atividades em diversos perfis de sites, incluindo companhias aéreas, hotéis, ferramentas de buscas, empresas de aluguel de carro, sites de destinos, sites de metasearch, OTAs e redes sociais.
O relatório revelou que os viajantes visualizam em média 141 páginas de conteúdo de viagens e passam 303 minutos online nos 45 dias anteriores à reserva de uma viagem. Quase três em cada cinco viajantes não têm um destino específico em mente antes de começar o processo e a maioria (80%) dos viajantes usa OTAs para pesquisa, independentemente de onde acabam fazendo a reserva.
Na fase de inspiração, as redes sociais são usadas como fonte de informação por 77% dos viajantes, enquanto blogs e sites de avaliações são responsáveis por 49% das motivações; 45% usam sites de destinos ou DMOs; e 41% usam mecanismos de busca, como o Google. A inspiração inicial normalmente surge a partir de conversas com a família, em 37% dos casos; 24% se inspiraram por um evento ou comemoração específica e 21% tiveram a ideia a partir de anúncios ou redes sociais.
Ainda de acordo com a pesquisa, o tempo médio entre o início da fase de inspiração e o momento de decisão e compra dura em média 71 dias, com 33 dias na fase de inspiração e 38 na pesquisa, planejamento e compra. Embora varie bastante de país para país, o tempo médio entre a reserva e a viagem é de 73 dias.
Depois de visitar um site de hotel ou aplicativo da companhia aérea, cerca de um quarto (24%) dos viajantes migram para o site de uma OTA. E, depois de visitar uma OTA, a maioria dos viajantes (89%), visita outro site de viagens, como uma companhia aérea, hotel ou meta site de viagens.
Como engajar viajantes ao longo do processo de compras
De acordo com a Expedia, “como os viajantes estão usando muitos recursos diferentes ao longo do percurso, torna-se imperativo aparecer além dos canais próprios da marca”. As dicas da Expedia para ganhar espaço com o viajante na jornada de compra online incluem:
- Influencie os viajantes com inspiração e informação: mostre conteúdo inspirador e informativo em publicidade, mídias sociais e outros canais para influenciar os viajantes ao longo do caminho até a compra. Após o ponto inicial de inspiração, ainda há oportunidade de influenciar decisões do viajante.
- Destaque-se em um cenário lotado: otimize seu conteúdo incluindo incríveis visuais, como conteúdos gerados pelo usuário, fotografia profissional, títulos cativantes, descrições precisas, informações úteis e tarifas competitivas.
- Implemente uma abordagem onipresente: os viajantes estão usando vários recursos ao longo do caminho para a compra,
o que torna essencial aparecer além dos canais próprios da sua marca. Explore estratégias cross-channel e cross-platform para alavancar o poder das parcerias estratégicas e ampliar seu alcance e presença. - OTAs não são apenas para reservas: os viajantes recorrem às OTAs para se inspirar, planejar, pesquisar, fazer comparações e reservar.
- Incorpore negócios e incentivos: cinco em cada 10 viajantes disseram que obter o melhor preço é um fator importante quando decidem onde comprar e reservar sua viagem. Ao desenvolver sua publicidade e estratégia de marketing, considere
incluir um desconto promocional apoiado por um conteúdo que destaque a singularidade da sua localização ou atividades diferenciadas para os viajantes. - Aposte nos programas de fidelidade: quase 50% dos viajantes são membros de um programa de recompensas de viagens e 3 em cada 5 membros estão dispostos a pagar mais para reservar com uma marca da qual são já são associados. Promova seus benefícios de fidelidade em seu conteúdo e canais e considere oferecer descontos exclusivos para os seus viajantes leais.
+ Mais: