Viajante Cultural Destino Brasil

Uaná Etê – Um jardim cultural para chamar de seu

por Juliana Castanheira*

Espaço Uaná Etê, no Vale do Café, comemora cinco anos de operação em 2019

Que o estado do Rio de Janeiro tem muitos encantos, ninguém duvida. Mas o que pouca gente sabe é que, escondidinho no Vale do Café, no distrito de Sacra Família, a cerca de duas horas do Rio de Janeiro e a 15 minutos da pacata Vassouras, existe um impressionante jardim ecológico aberto à visitação, que propõe uma vivência musical em meio à natureza – o espaço Uaná Etê.

Em uma caminhada em espiral, entre mirantes e jardins, estão dispostas atrações permanentes, como um bosque de sinos; uma árvore de infinitas possibilidades – onde você pode deixar seu desejo dentre as centenas de fitilhos; teias de cordas e redes para descanso e até um labirinto musical, com diversas instalações sonoras.

Uaná Etê

Uaná Etê

Fins de semana, feriados e datas festivas ganham uma programação especial, com visita guiada, apresentações musicais e outras intervenções. Tudo isso em um espaço de 135.000 m2 rodeado pela exuberante Mata Atlântica.

Impossível não comparar à artística Inhotim, só que no projeto dos proprietários Cristina Braga e Ricardo Medeiros a intervenção artística é prioritariamente musical. Para entender de onde vem tanta inspiração basta conhecer um pouquinho o currículo do casal. Cristina é musicista, cantora e foi a 1ª harpista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro no período de 1993 a 2016. Já Ricardo Medeiros é compositor e arranjador, e foi contrabaixista solista da Orquestra Sinfônica Nacional até 2014.

O nome Uaná Etê significa, na língua franca indígena, “multidão de vagalumes”, uma homenagem ao espetáculo da natureza que pode ser conferido de perto por quem se acomoda na Eco Hospedagem, situada no topo do Jardim.

Na sede, há uma instalação modular coberta, um sobrado com cinco quartos, piscina, estacionamento com capacidade para 100 carros e um simpático bistrô. Além da visitação regular, o local é muito procurado para visita de grupos e escolas, além de ser concorrido para casamentos e eventos sociais em geral.
Sem dúvida é um passeio imperdível para quem visita a região.

Um verdadeiro achado no Vale do Café, com a ambição – e potencial – de se tornar um dos principais espaços de visitação do país. Daqueles “must go” no interior do estado!

http://www.uanaete.com/

*Juliana Castanheira é Jornalista e Assessora de Imprensa com mais de dez anos dedicados a vivenciar e comunicar experiências de Turismo e Hotelaria.

+ Mais:

🍀 PROGRAME SUA VIAGEM COM A GENTE! 🍀

Cada vez que você fizer uma reserva com nossos parceiros clicando em um dos links abaixo você apoia o Viajar Verde e ajuda a manter nossa página no ar. E o melhor: você não paga nada a mais por isso! Obrigada pelo apoio! 😉

🏡 HOSPEDAGEM: Booking.com

👭 WORK EXCHANGE E VOLUNTARIADO: Worldpackers

💻 CURSOS DE VIAGEM E NOMADISMO DIGITAL: Worldpackers Academy

🚣 TOURS E PASSEIOS: Get Your Guide

🌐 SEGURO VIAGEM: Seguros Promo

 

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?