Viajante Conectado

4 sites para trocar trabalho por hospedagem nas suas viagens

trocar trabalho por hospedagem
Foto: Viajar Verde

Você tem uma habilidade especial e está disposto a trocar trabalho por hospedagem em qualquer lugar do mundo? É um bom fotógrafo, videomaker, designer, fala uma língua fluente, cozinha, é capaz de produzir festas e eventos ou trabalhar na recepção de um hotel? Essas e muitas outras experiências podem ser trocadas por acomodação em vários países e, fazendo o que gosta, você tem a oportunidade não só de conhecer outros lugares e culturas, mas também de ajudar no desenvolvimento sustentável de muitos pequenos e médios meios de hospedagem e projetos sociais. Cada vez mais viajantes e pequenos empreendimentos estão descobrindo que o intercâmbio de trabalho, conhecido como work exchange, pode trazer benefícios incríveis para os dois lados.

Lembramos apenas que é sempre bom estar atento ao lugar que oferece essas oportunidades. Hospedagens e organizações que trabalham exclusivamente com trabalho voluntário e intermitente, por exemplo, estão deixando de empregar mão-de-obra local e de ajudar a comunidade onde estão presentes. Não apoie este tipo de projeto. Muitos destes sites também disponibilizam oportunidades de voluntariado em projetos sociais. Antes de ir, informe-se se estes projetos são realmente positivos. Vale à pena buscar aqueles que genuinamente apoiam um turismo do bem. Tenho certeza que sua experiência será muito mais gratificante também!

Listamos quatro sites que conectam viajantes talentosos a acomodações e projetos onde é possível trocar trabalho por hospedagem. Confira:

Hopineo

O Hopineo é uma comunidade internacional de viajantes e empresários que buscam um turismo melhor, mais autêntico e responsável. Foi criado pelo casal de franceses Justine e Mahery e hoje já reúne vários ‘HopTripers’ – pessoas que viajam pelo mundo trocando habilidades por hospedagem. Na plataforma é possível encontrar oportunidades de emprego e estágio ou inscrever-se para viajar como um HopTriper, hospedando-se em um dos anfitriões (HopHosts) pelo mundo cadastrados no site.

trocar trabalho por hospedagem

Worldpackers

Fundado por brasileiros, o Worldpackers está ganhando o mundo com a proposta de uma comunidade baseada na colaboração e em relacionamentos honestos. A plataforma online também conecta viajantes dispostos a trocar trabalho e voluntariado por hospedagem e possui uma equipe que dá suporte tanto antes quanto durante a viagem, garantindo segurança para os dois lados. Há um valor a ser pago, de acordo com o projeto escolhido. Além de work exchange há oportunidades de voluntariado em projetos de impacto social e em ecovilas e iniciativas de permacultura.

trocar trabalho por hospedagem

WorkAway

Nos mesmos moldes do Worldpackers, o site WorkAway oferece mais de 32 mil oportunidades de trabalho, voluntariado e intercâmbio cultural em 170 países. Basta se cadastrar no site, criar seu perfil e buscar as ofertas com os destinos e habilidades que combinam com você. O WorkAway incentiva que você estabeleça contato com seu anfitrião e negocie uma troca que seja positiva para os dois.

trocar trabalho por hospedagem

HelpStay

O HelpStay está baseado na Irlanda, mas também oferece oportunidades para trocar trabalho por hospedagem no mundo todo. Vários projetos são gratuitos, não cobram nenhuma taxa e, quando cobram, elas são pagas diretamente no lugar, apoiando diretamente a economia local. Além dos tradicionais, há oportunidades em países diferentes, como São Vicente e Granadinas, Panamá, Marrocos, Uganda e Bangladesh.

Hotéis, pousadas, acomodações familiares, ONGs e projetos podem se increver como anfitriões nos quatro sites e passar a receber viajantes voluntários para trabalhar em áreas específicas.

+ Mais:

Viajar Verde

 

 🍀 PROGRAME SUA VIAGEM COM A GENTE! 🍀

A cada vez que você fizer uma reserva com nossos parceiros clicando em um dos links abaixo você vai ajudar a manter nossa página no ar. E o melhor: você não paga nada a mais por isso! Obrigada pelo apoio! 😉

🏡 HOSPEDAGEM: Booking.com

🚶 PASSEIOS: Visit.org

📳 CHIP DE CELULAR: Travel Mobile

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres), cursando MBA em Marketing Digital pela FGV. Acredita que as viagens podem ajudar a formar melhores pessoas e lugares para se viver! Cada um pode encontrar o seu caminho.

  • Dorivaldo Nascimento

    Parabéns aos criadores deste projeto fantástico., Estou em Lisboa sou guia turístico, se por ventura passarem por cá e precisarem de meu trabalho não hesitem em contactar.

  • Lucia Do Meson

    se voce tem habilidade ambiental tais como biologos agronomos, ect troco hospedgen em Salvador por trabalho 4 horas em reflorestamento ambiental mais informaçoes contact me em 55 71 988605920

    • Samuel Chahoud

      Para quando?

    • Roberto Luz

      Olá Lucia, tenho interesse, sou biólogo.

    • Lucia Do Meson

      envie me um watts