Viajante Responsável

Três sites para buscar experiências autênticas no Brasil

Buscar atrativos únicos, experiências do bem e roteiros autênticos em um destino muitas vezes exige dedicação e pesquisa, já que as atrações turísticas tradicionais sempre ganham espaço garantido em qualquer guia, reportagem e até mesmo em nossas memórias. Mas, cada vez mais viajantes têm se interessado em incluir em suas viagens ao menos uma experiência autêntica, com um contato mais próximo com a cultura, a natureza e as comunidades locais e, principalmente, que possa se transformar em um aprendizado e em uma troca positiva para todos os envolvidos.

Se você é um viajante que busca roteiros e experiências autênticos, três sites poderão te ajudar a escolher sua próxima viagem pelo Brasil! Veja só:

Foto: Passaporte Verde1. Roteiros Passaporte Verde

A campanha Passaporte Verde nos Jogos Rio 2016, iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente agora com parceria do Comitê Rio 2016, apresenta dicas simples de turismo sustentável para os viajantes, incentivando o respeito ao meio ambiente e à cultura local durante a Olimpíada. Entre as iniciativas da campanha está um guia com roteiros autênticos por todo o Brasil, e agora com mais experiências pelo Rio de Janeiro. Os roteiros propõem um novo olhar sobre os destinos, fazendo um convite para os visitantes descobrirem os lugares por meio de experiências que possibilitam contato maior com a natureza, com culturas tradicionais e com seus moradores.

Seguindo a essência do mote da campanha “Eu cuido do meu destino”, os roteiros listados no guia, que pode ser acessado pelo site ou pelo aplicativo, contribuem para a geração de renda nas comunidades anfitriãs, a troca de experiências social e cultural, prática de ecoturismo, além da oportunidade de conhecer a cidade sob outro ponto de vista. Os roteiros no Rio incluem experiências como a nova Trilha Transcarioca, visitas às comunidades do Vidigal, Tabajaras e Cabritos, um passeio cultural pela Zona Norte da cidade e as descobertas do Parque Estadual da Serra da Tiririca, em Niterói.

Baixe o aplicativo Passaporte Verde no seu celular: AndroidIOS

Guia do Brasil Autêntico_Garupa2. Garupa – Guia do Brasil Autêntico

A primeira plataforma de crowdfunding do país dedicada ao turismo sustentável acaba de lançar em seu site o Guia Garupa do Brasil Autêntico. São 25 experiências únicas de viagem, em 12 estados brasileiros, ideais para quem busca viajar com mais conexão e impacto positivo nos lugares visitados. O guia traz o serviço para o viajante com informações sobre o roteiro e contato para reservas.

A curadoria das viagens é da própria Garupa e a seleção leva em conta apenas destinos que promovem modelos de turismo responsável, com geração de renda e outros benefícios para as comunidades locais. Há filtros para buscar as viagens por tipo de interesse: comida tradicional, cultura e arte local, experiência comunitária completa, hospedagem do bem, passeio original e vida selvagem. No próximo mês, mais 15 destinos estarão no mapa. E, a cada mês, uma nova experiência deve entrar na publicação.

Algumas das experiências incluem dormir em bangalôs flutuantes no meio da floresta amazônica alagada, passear de barco a vela no litoral do Ceará, aprender com as ceramistas de barro no Vale do Jequitinhonha, conhecer o turismo rural na Serra Catarinense e fazer trilha ouvindo histórias dos mestres griôs da Chapada Diamantina.

Foto: Visit.org3. Visit.org

Ainda sem versão em português mas já com 15 experiências por todo o Brasil, a plataforma Visit.org chegou ao país recentemente com a proposta de transformar as experiências dos viajantes que buscam culturas autênticas e conectá-los com organizações que trabalham na geração de impacto nas comunidades. Ela traz roteiros de turismo comunitário, cultural e de natureza pelo mundo e todos são oferecidos pelas próprias comunidades locais ou por organizações que possibilitam que o retorno para as comunidades seja imediato.

As experiências podem ser reservadas diretamente no site e trazem possibilidades incríveis, como a descoberta da cultura quilombola em Iporanga, São Paulo, o encontro de rios e a culinária amazônica e o contato com culturas étnicas antigas no interior da Bahia. No Brasil, a expectativa da Visit.org é ampliar a oferta de experiências, recrutando 300 organizações nos próximos 18 meses.

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres), cursando MBA em Marketing Digital pela FGV. Acredita que as viagens podem ajudar a formar melhores pessoas e lugares para se viver! Cada um pode encontrar o seu caminho.