Viajante Natural

Descubra a Reserva Biológica Huilo-Huilo no Chile

Situada na Patagônia Chilena, a Reserva Biológica Huilo-Huilo reúne diversas espécies vegetais e animais, em vários ecossistemas, transmitindo harmonia com a natureza e o misticismo de sua história em seus 100 mil hectares. O projeto da Huilo-Huilo, declarada Reserva da Biosfera pela UNESCO, é baseado no turismo sustentável, na conservação do meio ambiente e na integração da comunidade local. Pautada nestes pilares, a Huilo-Huilo desenvolveu nos últimos anos vários projetos que lhe renderam prêmios, como o ‘National Geographic World Legacy Awards‘, na categoria Conservação do Mundo Natural, recebido na Alemanha em 2015, e o Top Green Destinations 2016.

Um dos projetos mais simbólicos da Reserva Biológica Huilo-Huilo é o Centro de Conservação do Huemul, espécie de cervo sul andino que corre risco de extinção. Há dez anos, um casal de huemules foi levado para Huilo-Huilo com o objetivo de povoar novamente a região de Los Ríos com este animal tão característico do Chile. “Este é o único programa no mundo que conseguiu reproduzir esta espécie em um ambiente semicontrolado”, comenta Rodrigo Mata, gerente comercial de Huilo-Huilo.

A Reserva também desenvolve outras pesquisas para proteção da fauna e flora locais, como o resguardo dos sapitos de Darwin, uma espécie de sapo em extinção, e a reintrodução dos guanacos na selva, da mesma família das lhamas e alpacas.

Outra iniciativa é a Fundação Huilo-Huilo, que busca fazer um trabalho contínuo com os povoados vizinhos de Neltume e Puerto Fuy, como a oficina de artesanato e objetos de madeira e um trabalho de conscientização sobre a importância da proteção da Reserva Biológica junto às escolas da região. Os guias são trabalhadores locais e recebem cursos de capacitação em turismo e de inglês, para que possam receber melhor os estrangeiros. As mulheres da comunidade confeccionam os travesseiros, almofadas e peças de artesanato que são utilizadas na decoração dos hotéis.

Atividades de verão e inverno na Reserva Biológica Huilo-Huilo

As opções de hospedagem são várias e vão desde hotéis de luxo até campings, que buscam integrar a natureza local ao conforto. Entre eles estão os famosos Montaña Mágica Lodge e o Reino Fungi que, com arquiteturas únicas, se fundem à natureza local. Em 2016, Huilo-Huilo ganhou ainda o Marina del Fuy, um charmoso lodge butique localizado às margens do Lago Pirehueico.

Foto: Reserva Biológica Huilo-Huilo

O Reino Fungi, em forma de cogumelo, é um dos hotéis mais queridinhos da Reserva

A Reserva possui atividades de esportes radicais, como rafting e tirolesa, e ainda o Bosque Nevado, um centro de neve ideal para iniciantes em esportes de inverno. O topo do vulcão Mochi, em Huilo Huilo, tem neve quase o ano todo, portanto, mesmo no verão, há atividades típicas do frio, como trekking, ski randonee e caminhadas em raquetes de neve. No verão também é possível aproveitar o mountain bike, cavalgada, pesca e passeio de caiaque.

O Museo de los Volcanes (Museu dos Vulcões) é um local importante para os visitantes que quiserem aprender sobre a cultura e história locais. No museu estão expostos objetos de povos locais, como os mapuche e os incas. No centro do museu há uma grande cúpula no formato de um diamante que integra a sala que funciona como observatório de estrelas.

Um dos passeios mais simbólicos da reserva é o ‘Sendero de Los Espíritus’ (Caminho dos Espíritos), um trajeto dentro da mata no qual os turistas podem contemplar esculturas de madeira que representam a visão espiritual e cultural dos índios mapuche e com isso conhecer as diferentes variantes dessa tribo que ainda vive em grandes comunidades ao redor da Reserva. Mesmo quem não curte trilhas ficará envolvido pela atmosfera mística da Reserva Biológica de Huilo Huilo. Essa sensação é transmitida por meio dos bonecos feitos em tecido, os seres mágicos e os elementos da floresta que decoram todos os cafés, áreas de descanso e salões dos restaurantes da reserva.

Mais informações pelo site  huilohuilo.com, ou no perfil da reserva no Facebook – www.facebook.com/HuiloHuiloBrasil.

Sobre o Autor

Raffaela Soares

Bacharel em Turismo. Uma pessoa pronta para descobrir o mundo, preservar suas belezas e mudar, quando necessário, o que descobrir.