Mercado

Mais de 500 mil árvores plantadas pela AccorHotels no Brasil

Programa Plant for the Planet comemora sete anos envolvendo colaboradores e hóspedes em reuso de toalhas e reflorestamento

Em muitos hotéis pelo mundo, programas de reutilização das toalhas têm causado impacto significativo na redução de despesas e, principalmente, dos danos causados ao meio ambiente com a economia de água e de produtos tóxicos. Na rede AccorHotels, porém, o programa de reuso das toalhas vai além, convidando hóspedes e colaboradores a plantarem árvores e contribuirem para o reflorestamento, recuperação de áreas de nascentes e matas ciliares em 25 países. A cada cinco toalhas reutilizadas, uma árvore. E assim mais de 4.5 milhões de árvores já foram plantadas. A estimativa é alcançar 10 milhões até 2021.

Foto: Viajar Verde

Colaboradores Accor plantam sementes no viveiro da Nordesta

Com o nome de Plant for the Planet, a iniciativa foi lançada na América Latina em 2009 e faz parte do programa de desenvolvimento sustentável da Accor, Planet 21, que acabou de completar cinco anos com dois terços dos objetivos alcançados e novas e ousadas metas para os próximos anos. No Brasil, o Plant for the Planet conta com a parceria da ONG Nordesta, responsável pelo projeto de reflorestamento na região da Serra da Canastra, em Minas Gerais. Deste o início da parceria, mais de 500 mil mudas nativas já foram plantadas, mais de 278 hectares reflorestados, mais de 200 nascentes preservadas e 52 produtores locais beneficiados.

Parte do dinheiro economizado com a reutilização das toalhas é diretamente investido no programa. Para isso, o envolvimento e entusiasmo dos hóspedes é vital. “Para 2016, onde nós temos a segunda fase do Planet 21, queremos que 100% dos nossos hotéis consigam aderir ao projeto, então nós vamos trabalhar junto com os clientes para motivá-los a economizar as toalhas durante a sua diária, porque o funcionamento do programa depende muito dos clientes”, aposta Antonietta Varlese VP de Responsabilidade Social Corporativa AccorHotels na América do Sul.

Foto: Viajar Verde

Um ciclo positivo

Os trabalhadores são outra parte essencial do programa, que cria uma corrente positiva de engajamento entre os vários públicos dos hotéis. Anualmente, a Accor faz então uma viagem de integração e educação à Serra da Canastra, onde os colaboradores, em sua maioria camareiras que lidam direto com a troca das toalhas, têm a oportunidade de acompanhar e entender de perto como funciona a iniciativa de reflorestamento, além de visitar uma das regiões mais biodiversas do país.

No último dia 12 de maio, mais de 30 colaboradores de vários estados embarcaram pela primeira vez para a região. Além de conferir e comemorar o resultado de seu trabalho, ganhar motivação para dar continuidade e multiplicar o programa entre os colegas, eles fizeram o plantio de sementes e mudas no viveiro da ONG Nordesta e deram início oficial à nova fase do Plant for the Planet, agora dentro do O Planet 21­ [2016-2020]. “A parceria com a Accor é essencial para nós e esperamos multiplicá-la por muitas gerações”, comemorou a diretora da ONG Nordesta, Neuza Falco Galvão.

Antonietta Varlese convida você a participar também:

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?