Viajante Natural

Conheça o novo Parque Nacional dos Campos Ferruginosos, no Pará

Parque Nacional dos Campos Ferruginosos
Foto: Acervo/ICMBio

No último dia 5 de junho, o Brasil ganhou oficialmente um novo Parque Nacional. Localizado no Pará, entre os municípios de Canaã de Carajás, o Parque Nacional dos Campos Ferruginosos tem 79.029 hectares e é repleto de cachoeiras, rios, lagoas e cavernas. A região do Parque Nacional dos Campos Ferruginosos é coberta por florestas e, principalmente, por savanas conhecidas como “vegetação de canga” ou “campos rupestres ferruginosos”, tipo raro de ecossistema associado aos afloramentos rochosos ricos em ferro. Por lá estão diversas espécies da fauna e flora endêmicas (só existentes no local) e ameaçadas de extinção.

O parque fica colado à Floresta Nacional (Flona) de Carajás, Unidade de Conservação já estabelecida desde 1998, que reúne cachoeiras, trilhas, cavernas, área de camping, lagoas e canoagem nos rios. O Parque Nacional dos Campos Ferruginosos, portanto, já nasce com potencial de 200 mil visitantes, que é a população de Parauapebas e região que costuma frequentar a área de uso público da Flona, incorporada ao parque.

Parque Nacional dos Campos Ferruginosos

Foto: Acervo/ICMBio

A partir de agora, o Instituto Chico Mendes (ICMBio), responsável pela gestão do parque, está focado em dotar a unidade de toda a estrutura necessária para garantir a conservação em sintonia com as atividades de visitação, recreação na natureza e turismo ecológico, próprias dos parques nacionais. “Nosso maior desafio é conviver com a área externa à Floresta Nacional de Carajás neste momento inicial de implementação do parque, que prevê desapropriações, instalação de estruturas, reconhecimento dos limites. A gente (o ICMBio) já tem apoio da Vale para conseguir estabelecer essa unidade de conservação”, disse Paulo Carneiro, diretor de Criação e Manejo do ICMBio, ao lembrar a importância das parcerias na gestão e consolidação das Unidades de Conservação.

Com a criação do Parque Nacional dos Campos Ferruginosos e ampliação de três outras unidades – o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, a Reserva Biológica (Rebio) União, no estado do Rio de Janeiro, e a Estação Ecológica (Esec) do Taim, no litoral do Rio Grande do Sul, o Brasil ganhou mais 282 mil hectares de áreas protegidas pelo governo federal, num total de 79,4 milhões de hectares, o equivalente a quase 10% do território nacional.

Você conhece os Parques Nacionais do Brasil? Faça o Teste! 

Parque Nacional dos Campos Ferruginosos

Foto: Acervo/ICMBio

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres), cursando MBA em Marketing Digital pela FGV. Acredita que as viagens podem ajudar a formar melhores pessoas e lugares para se viver! Cada um pode encontrar o seu caminho.