Viajante Conectado

Os passaportes mais poderosos do mundo

passaportes mais poderosos
Escrito por Ana Duék

Nós temos mania de achar que o passaporte americano vale ouro, né? Ou então que nosso passaporte brasileiro é bem-vindo em qualquer lugar, já que somos os “bons samaritanos”. Mas, de acordo com o ranking Passport Index, da Arton Capital, os passaportes mais valiosos e bem aceitos hoje estão um pouco mais longe, na Europa e na Ásia.

Desde outubro de 2017, o passaporte de Singapura passou a ser o mais poderoso do mundo. Quando o Paraguai eliminou a requisição de visto para cidadãos do país, Singapura desbancou a Alemanha no ranking. Historicamente, os 10 passaportes mais poderosos do mundo eram principalmente europeus, com a Alemanha liderando nos últimos dois anos.

Em segundo lugar no ranking, o passaporte alemão é aceito sem visto em 176 países e territórios internacionais. No entanto, na lista dos países mais receptivos a Alemanha fica na posição 52, aceitando a entrada sem visto de cidadãos de apenas 91 países. A Alemanha vem seguida por Suécia e Coreia do Sul, na terceira posição. Os Estados Unidos ficam em 6º e o Brasil em 14º.

O ranking Passport Index é baseado nos critérios de exigência de visto e visto na chegada para cada país.

Confira os Top 10 passaportes mais poderosos do mundo:

1. Singapura
2. Alemanha
3. Suécia, Coreia do Sul
4. Dinamarca, Finlândia, Itália, França, Espanha, Noruega, Reino Unido, Japão
5. Portugal, Suíça, Holanda, Bélgica, Áustria, Luxemburgo
6. Malásia, Irlanda, Canadá, Estados Unidos
7. Austrália, Grécia, Nova Zelândia
8. Malta, República Checa, Islândia
9. Hungria
10. Eslovênia, Eslováquia, Polônia, Lituânia e Letônia

Confira o ranking completohttps://www.passportindex.org/byRank.php

📢 Se você quer saber se um país exige visto, basta ir na tabela do site e comparar seu passaporte ao do país que quer visitar: https://www.passportindex.org/comparebyPassport.php

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres), cursando MBA em Marketing Digital pela FGV. Acredita que as viagens podem ajudar a formar melhores pessoas e lugares para se viver! Cada um pode encontrar o seu caminho.