Viajante Responsável Mercado

Organização Mundial do Turismo lança campanha Viaje. Aproveite. Respeite

Organização Mundial do Turismo
Foto: UNWTO

No âmbito do Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, 2017, a Organização Mundial do Turismo (UNWTO) está lançando uma campanha voltada para a conscientização do consumidor sobre o valor e contribuição que o turismo sustentável pode trazer para o desenvolvimento. A campanha Travel.Enjoy.Respect (Viaje.Aproveite.Respeite) quer envolver os turistas para tornar o setor um catalisador para mudanças positivas.

A principal mensagem da campanha foi resumida pelo Secretário-Geral da OMT, Taleb Rifai: “Sempre que você viajar, para onde quer que seja, lembre-se de: respeitar a natureza, respeitar a cultura e respeitar seu anfitrião. Você pode ser a mudança que deseja ver no mundo. Você pode ser um embaixador para um futuro melhor. VIAJE. APROVEITE. RESPEITE”.

Organização Mundial do Turismo

Foto: UNWTO

A campanha, que será veiculada em vários idiomas em todo o mundo, inclui um manual de “Dicas para um Viajante Responsável“, desenvolvido pelo Comitê Mundial de Ética do Turismo de acordo com o Código de Ética Mundial para o Turismo da Organização Mundial do Turismo. O manual fornece aos viajantes um conjunto de recomendações para ajudá-los a fazer escolhas responsáveis ao viajar e ter um impacto positivo nos destinos que visitam.

“Hoje, mais do que nunca, garantir que o turismo seja uma experiência enriquecedora para os visitantes e os anfitriões exige políticas e práticas de turismo fortes e sustentáveis e o envolvimento de governos e administrações nacionais e locais, empresas do setor privado, comunidades locais e turistas”, acrescentou Rifai.

Destinos e empresas de todo o mundo estão convidados a participar da campanha e celebrar o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento com o compromisso do setor de “Viajar. Aproveitar. Respeitar”

Mais informações em: http://www.tourism4development2017.org/

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres), cursando MBA em Marketing Digital pela FGV. Acredita que as viagens podem ajudar a formar melhores pessoas e lugares para se viver! Cada um pode encontrar o seu caminho.