Viajante Responsável

Brasil ganha mapa online com iniciativas de turismo sustentável

Algumas das grandes iniciativas em turismo sustentável no Brasil estão reunidas, a partir de agora, em um mapa online da sustentabilidade do turismo brasileiro, acessível a viajantes, empresários e gestores públicos. O site, desenvolvido pelo Ministério do Turismo em parceria com a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) permitirá que o interessado localize, por meio de um clique, as iniciativas vencedoras em todas as edições do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, funcionando como um facilitador para apreciar e priorizar empresas, destinos e empreendimentos que possuem um compromisso com ações sustentáveis no país.

“Turismo Sustentável: Iniciativas Premiadas – Braztoa e Ministério do Turismo” é uma plataforma digital capaz de agrupar as iniciativas de maneira georeferenciada e classificá-las por categorias de forma simples e dinâmica. Para acessar o mapa, basta entrar em www.iniciativassustentaveis.turismo.gov.br.

A ferramenta foi desenvolvida pela equipe de tecnologia do Ministério do Turismo com base no banco de dados dos vencedores do Prêmio Braztoa e teve seu lançamento oficial no último dia 9 de agosto, durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, na Casa Brasil, no Boulevard Olímpico. As informações sobre as 56 iniciativas premiadas estão disponíveis em inglês, espanhol e português.

mtur-site-turismo-e-sustentabilidade4-03

“O apoio do Ministério do Turismo nos deixa muito felizes, pois a Braztoa tem trabalhado há muitos anos para disseminar práticas de sustentabilidade social, econômica e ambiental no setor  turístico brasileiro. O mapa é uma ferramenta muito fácil e intuitiva que vai permitir a qualquer pessoa saber mais sobre o excelente trabalho que tem sido realizado por empresas da cadeia de  turismo em todo o país revelado nas últimas edições do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade”, disse Magda Nassar, Presidente da Braztoa.

“Como esta é a única premiação de sustentabilidade reconhecida pela Organização Mundial de Turismo, consideramos fundamental oferecer o conteúdo, pelo menos, nesses três idiomas”, comentou a coordenadora-geral de Sustentabilidade do Ministério do Turismo, Isabel Barnasque.

“É uma forma de dar visibilidade àqueles que apostaram na sustentabilidade como um diferencial do seu empreendimento e sensibilizar os demais para adotarem a mesma atitude”, afirmou o ministro interino do Turismo, Alberto Alves. “Queremos que o setor entenda sustentabilidade em toda a sua dimensão, não como uma exigência, mas um valor agregado que faz a diferença num mercado cada vez mais competitivo”, completou o ministro.

O Prêmio e o Programa Braztoa de Sustentabilidade

Desde 2005, a Braztoa tem realizado fortes investimentos em ações de sustentabilidade, buscando estimular e auxiliar seus associados a promover boas práticas do turismo sustentável, tornando-o cada vez mais responsável e voltado aos aspectos sociais, econômicos e ambientais. Esse posicionamento fez com que a entidade também se tornasse membro da OMT (Organização Mundial do Turismo).

O Programa Braztoa de Sustentabilidade (PBS), criado em 2011, propõe demonstrar os benefícios de incorporar a sustentabilidade à gestão das empresas, dando ênfase aos pilares sociocultural, ambiental e, sobretudo, econômico.

Deste programa, nasceram importantes ações que envolvem questões ambientais, sociais e econômicas, como o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade que, em quatro edições, já teve mais de 200 projetos cadastrados, 60 iniciativas premiadas e, em 2015, chegou ao número recorde de 67 inscritos; o Trip Protector Braztoa, primeiro programa de seguros do mercado voltado para os riscos de comercialização de pacotes turísticos – exclusivo das operadoras Braztoa; e a parceria com a ONG Colmeia, que visa promover ações de capacitações entre estudantes e operadores Braztoa, com o intuito de inserir esses jovens no mercado de trabalho com mais experiência e expertise em turismo.

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?