Viajante Cultural

Do lado de cá

Foto: Eliane Costa

Ícone de Niterói, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) reabre após um período fechado para reformas. Intervenções foram realizadas com o intuito de torná­-lo sustentável e acessível. Mais do que cartão postal e ícone cultural o museu, localizado no Mirante da Boa Viagem, nos brinda com sua vista panorâmica, suas obras e arquitetura que desafiam o olhar.

 

A Obra de Oscar Niemeyer está em processo de inclusão no conjunto de edificações projetadas pelo arquiteto para tombamento no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Uma obra de arte que abriga outras obras, tendo como pano de fundo a paisagem única da nossa Baía de Guanabara.

Foto: Itamaraty

Parte integrante do Caminho Niemeyer¹, o MAC tem sido mais do que um espaço de exposição de arte, tanto que recebeu no mês de maio de 2016 o desfile da coleção Cruise da Louis Vuitton, no que seria uma pré­-estreia do museu revitalizado.

Dentre as ações previstas estão a restauração da rampa de acesso, troca do guarda corpo, obras de acessibilidade ao subsolo (instalação de um elevador/plataforma), projeto de iluminação em Led, impermeabilização do teto, etc. A reforma nos remete à importância de promover o turismo acessível², permitindo inclusão e acesso sem distinção à atividade turística. Que boas práticas em acessibilidade sejam iniciativas presentes e constantes em nossos atrativos turísticos em todo o país.

A reabertura do museu aconteceu no dia 16 de junho, às 18 horas, com apresentação do saxofonista Leo Gandelman e lançamento do programa MAC + 20, com as exposições:

Foto: Eliane Costa*Ephemera: Diálogos entre­vistas;

*A Arte de contar histórias;

*Da escuta da matéria aos escombros do ser ­ Instalação sonora silenciosa de Marcelo Armani.

Seja de passagem ou numa estada prolongada no Rio de Janeiro ou em Niterói, visitar o MAC é imperdível, pois do lado de cá da Baía: “Eu vejo um museu de grandes novidades”³ com suas linhas curvas, elegantes e suaves.

Notas:

1. Caminho Niemeyer: complexo arquitetônico de caráter popular com o objetivo de promover a arte e a cultura, com edificações que, juntas com o MAC, formam um caminho ao longo da orla denominado Caminho Niemeyer. Informações disponíveis em: http://www.neltur.com.br/var/www/html/neltur.com.br/web/attractives/view/50

2. O Programa Turismo Acessível se constitui em um conjunto de ações para promover a inclusão social e o acesso de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida à atividade turística, de modo a permitir o alcance e a utilização de serviços, edificações e equipamentos turísticos com segurança e autonomia. Informações disponíveis em: http://www.turismoacessivel.gov.br/ta/

3. “O Tempo não Para”, ­Cazuza.

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Eliane Costa

Eliane Costa é Turismóloga, Mestranda em Turismo e entusiasta da educação ambiental. Escreve no blog redatoratour e no site Viajar Verde. Tem interesse em Turismo Sustentável, Slow Travel e Tecnologia. Acredita que toda forma de turismo deve ser sustentável.