Viajante Cultural

Começou a Festa da Colônia de Gramado

Festa da Colônia de Gramado2
Foto: Cleiton Thiele

Vai até o dia 14 de maio a 27ª edição da Festa da Colônia de Gramado, o evento que já ganhou fama no país ao celebrar os hábitos do interior do Rio Grande do Sul, apoiados na cultura dos imigrantes alemães, portugueses e italianos. Além de farta gastronomia e uma feira de produtos coloniais, a Festa da Colônia de Gramado é sempre embalada por Bandinhas e Grupos Folclóricos. Este ano espera-se um público de 300 mil visitantes durante os 18 dias do evento.

Festa da Colônia de Gramado

Entre as inúmeras atrações estão em destaque os Fornos de Barro, onde oito famílias do interior de Gramado preparam diariamente deliciosas cucas e pães. No Café da Nonna, logo ao lado, a Família Foss da região de Linha Bonita, serve o autêntico café da colônia. Já as Cozinhas da Oma e da Nonna, oferecem a gastronomia típica da Festa da Colônia de Gramado com estruturas novas, readequadas para melhorar ainda mais o serviço. A Cozinha da Oma é atendida por famílias da Linha Araripe e a Cozinha da Nonna por equipes da Linha Bonita, Linha Nova e Linha São Roque. O almoço ou jantar custa R$ 30,00 por pessoa.

Festa da Colônia de Gramado

Entre 6 e 13 de maio acontece ainda o tradicional Desfile Cultural de Carretas, onde diversos carros puxados por bois são conduzidos orgulhosamente pelos colonos na principal avenida da cidade. A carreata deste ano será temática com a participação estimada entre 30 e 35 carretas.

A Festa da Colônia é uma promoção da Prefeitura de Gramado e realização da Autarquia Municipal Gramadotur.

27º Festa da Colônia – Unindo origens, celebrando tradições
Onde: Expogramado (Avenida Borges de Medeiros, 4.111, Centro)
Quando: de 27 de abril a 14 de maio
Fechado nas segundas e terças, com exceção do feriado.
Quartas e quintas das 10h às 22h.
Sexta a domingo das 9h às 23h.

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres), cursando MBA em Marketing Digital pela FGV. Acredita que as viagens podem ajudar a formar melhores pessoas e lugares para se viver! Cada um pode encontrar o seu caminho.