Viajante Cultural

Cinco tradições de Natal no México

Foto: Visit Mexico
Escrito por Ana Duék

Visitar o México durante o fim de ano é deparar-se com um destino fervilhando em festas, tradições e celebrações culturais. No país mais católico do mundo, onde 85% da população segue a religião, os festejos que envolvem o Natal são comemorados com rituais característicos nos diferentes estados. Os eventos começam no dia 12 de dezembro, com a festa da Nossa Senhora de Guadalupe, e só terminam em fevereiro. Todos eles recebem os visitantes com muita cor, música e o melhor da culinária mexicana.

Conheça cinco celebrações tradicionais imperdíveis do Natal mexicano:

1. Posadas16 a 24 de dezembro – por todo o país
Durante nove noites seguidas, procissões encenam a história de Maria na busca por abrigo para dar a luz ao menino Jesus. Pelas ruas de diversas cidades do México, crianças vestidas de carneirinho e adultos em oração carregam as imagens de Maria e José. A cada noite o ritual termina com uma festa com direito a comidas tradicionais, incluindo ponche quente, buñuelos (massa doce frita) e as clássicas piñatas – grandes peças de barro ou de papel recheadas de doces, que são penduradas no teto e estouradas com bastões pelas crianças. Algumas das cidades mais tradicionais para ver as posadas são: San Miguel de Allende, em Guanajuato; Ajijic, em Jalisco; Taxco, em Guerrero; Santiago de Querétaro, em Querétaro e Cidade do México.

Foto: www.mexicocity.gob.mx

Piñatas de todas as formas cores e tamanhos fazem sucesso nas festas entre as crianças

2. Noite dos Rabanetes23 de dezembro – Oaxaca, Oaxaca
A tradição colonial do estado de Oaxaca reúne fazendeiros e produtores que esculpem criativamente rabanetes e outros legumes e apresentam em uma grande feira, antecipando a noite de Natal. A festa acontece anualmente e atrai visitantes do mundo todo.

Foto: www.bestwestern.mx

3. Pastorelas 24 e 25 de dezembro – por todo o país
São peças de teatro que recriam passagens da Bíblia onde os pastores seguem a estrela de Belem para encontrar o menino Jesus na manjedoura. Podem ser vistas em todo o México, mas as mais tradicionais acontecem nas cidades de Quiroga e Tepotzotlan, onde preservam o formato original das primeiras pastorelas, encenadas no século XVI.

Pastorela

4. Festa de Takari – 25 a 28 de dezembro – Tarímbaro, Michoacán
Durante quatro dias, danças e músicas dos povos indígenas tomam conta das ruas da cidade de Tarímbaro, no estado de Michoacán, em uma maneira diferente de comemorar o Natal, que celebra a tradicional cultura pré-hispânica.

5. Dia de Reis 6 de janeiro – por todo o país
No México, a grande tradição é trocar presentes no dia 6 de janeiro, quando são lembrados os Três Reis Magos do oriente que visitaram Jesus, levando-lhe presentes. Outro costume na data é comer a Rosca de Reis.

Foto: mascotjournal.blogspot.com

Com informações de Visit Mexico e Journey Mexico

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres), cursando MBA em Marketing Digital pela FGV. Acredita que as viagens podem ajudar a formar melhores pessoas e lugares para se viver! Cada um pode encontrar o seu caminho.