Viajante Natural

Retiro de carnaval no Centro de Meditação Kadampa Brasil

Centro de Meditação Kadampa
Foto: Templo Kadampa | Divulgação
Escrito por Ana Duék

Centenas de pessoas vão se reunir a partir da próxima sexta-feira, véspera de carnaval, no Centro de Meditação Kadampa Brasil, um enorme Templo construído em 2010 em Cabreúva/SP e considerado o maior da Tradição no mundo. Até terça-feira, o Templo organiza um retiro especial de preces e meditação para longa vida, sabedoria e boa fortuna, com programação especial aberta a visitantes.

As visitas guiadas gratuitas acontecem todos os dias – de sábado a terça – com ensinamentos, muito silêncio e a natureza preservada que rodeia todo o Templo. No sábado, das 14h30 às 15h30; domingo, das 13h às 17h com Preces pela Paz Mundial e uma pequena aula, que todos podem participar; na segunda, das 13h às 16h; e na terça também das 13h às 16h.

Localizado apenas 80 km da capital paulista, com pouco mais de 45 mil habitantes e cercada pelas belezas naturais da Serra do Japi, Cabreúva é considerada por muitos um verdadeiro refúgio de fácil acesso. Durante o feriado, a cidade se prepara para receber mais turistas do que de costume, graças ao recorde de público que o Centro de Meditação Kadampa Brasil tem alcançado nos últimos anos. Com mais de 2.500 metros quadrados, o espaço conta também com alojamentos para retiro, cafeteria, área de descanso e de leitura e belas paisagens.

De acordo com a coordenadora de estudos do Templo, Sandra Penna, entre 2015 e 2016, o número de visitantes triplicou. “Hoje nós recebemos entre 1,5 mil a 2 mil visitantes por mês, sendo que pelo menos 90% não são budistas. Antes, a média mensal era de 300 pessoas. As pessoas se sentem acolhidas aqui. Não queremos converter ninguém, nossa intenção é que todos os visitantes encontrem um pouco de paz interior inspirados pelas bênçãos deste lugar maravilhoso. O Templo não é dos budistas, é de todos”, explica Sandra.

Mais informações e a programação completa do Retiro de Carnaval estão no site www.budismo.org.br.

Sobre o Centro de Meditação Kadampa Brasil

Construído em 2010 com o auxílio de voluntários da Nova Tradição Kadampa, o Templo Kadampa Brasil é o maior da tradição budista em todo o mundo. O prédio principal tem mais de 3,3 mil metros quadrados e está localizando em uma propriedade de mais de 72 mil metros quadrados em meio às belezas naturais da Serra do Japi, no município de Cabreúva (SP). O Templo Kadampa Brasil foi desenhado pelo fundador da Nova Tradição Kadampa, o monge tibetano Geshe Kelsang Gyatso, e foi projetado pelo monge residente e engenheiro Gen Kelsang Tsultrim, também professor responsável por todas as atividades e cursos.

Todo o Templo é mantido diariamente por meio do trabalho de voluntários e chega a receber mais de mil visitas por mês. Visitas monitoradas acontecem todos os domingos às 14h. Para quem se hospeda no Centro de Meditação Kadampa Brasil para retiros e cursos mais longos, a infraestrutura do local conta com 16 chalés de madeira e ainda um grande espaço reservado para camping. Está em construção, desde o fim do ano passado, um novo prédio em alvenaria com 24 novos dormitórios, o que deve dobrar a capacidade atual. A previsão é de que esteja pronto em novembro, quando o Templo sedia um grande evento budista internacional e deve receber praticantes do mundo todo.

Centro de Meditação Kadampa Brasil
Retiro de Carnaval | Celebração Brasileira de Dharma 2018 – De 9 a 13 de fevereiro
Endereço: Av. Cláudio Giannini, 2035 – Distrito do Jacaré – Cabreúva, São Paulo.
Informações e inscrições: www.budismo.org.br

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres), cursando MBA em Marketing Digital pela FGV. Acredita que as viagens podem ajudar a formar melhores pessoas e lugares para se viver! Cada um pode encontrar o seu caminho.