Mercado

Brasil é 7º em índice de turismo sustentável do The Economist

turismo sustentável
Foto: Embratur
Escrito por Ana Duék

A unidade de inteligência do The Economist, com patrocínio da HNA, divulgou seu primeiro Índice de Turismo Sustentável: aprimorando o ambiente de viagem global (Sustainable Tourism Index: enhancing the global travel environment), que avalia 10 países do mundo e seu compromisso com o desenvolvimento e promoção de práticas sustentáveis no turismo. Os países que participaram foram: Alemanha, Brasil, China, Egito, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Japão e Reino Unido.

Sem surpresas, o relatório revelou que os países desenvolvidos fizeram mais para formular políticas, incentivar  empresas de turismo a reduzir suas pegada ambiental, coordenar esforços com ONGs e o setor privado e garantir a proteção de seus ativos culturais e históricos. Os países europeus se destacaram, com a França ficando em primeiro lugar no ranking, seguida pela Alemanha (2º) e pelo Reino Unido (3º).

O Brasil ficou na sétima posição, conquistando pontos pela qualidade do ar, emissão de CO2 por dólar do PIB e uso responsável da água. Os eventos esportivos também foram considerados de forma positiva no índice. Os aspectos que fizeram o país cair no raking foram a crise política e econômica, a violência e a infraestrutura turística.

O Brasil teve performance considerada boa em avaliação de impacto ambiental, performance ambiental e crescimento do setor de turismo, mas a performance foi considerada crítica para eficácia de marketing e branding para atrair turistas, emprego no setor de turismo, gasto do governo com turismo, chegadas internacionais de turistas, licenciamento para operadores de turismo, segurança pessoal, presença e compreensão de uma política de turismo sustentável e infraestrutura turística.

O Sustainable Tourism Index é baseado em um índice composto por 19 indicadores qualitativos e quantitativos que abordam cinco categorias: ambiente político e regulatório, sustentabilidade ambiental, sustentabilidade sociocultural, sustentabilidade econômica, e indústria de viagens e turismo.

Confira o ranking completo:turismo sustentável

  1. França
  2. Alemanha
  3. Reino Unido
  4. Estados Unidos
  5. Japão
  6. Índia
  7. Brasil
  8. China
  9. Indonésia
  10. Egito

Baixe o relatório: http://bit.ly/2CcYbI4

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres), cursando MBA em Marketing Digital pela FGV. Acredita que as viagens podem ajudar a formar melhores pessoas e lugares para se viver! Cada um pode encontrar o seu caminho.