Viajante Responsável

Barcelona espalha camas pela cidade para denunciar apartamentos turísticos ilegais

Barcelona
Foto: Ayuntamiento de Barcelona

Diversas camas espalhadas pela cidade estão surpreendendo turistas e moradores de Barcelona desde ontem, 18 de julho. As instalações fazem parte da campanha de comunicação, lançada pela prefeitura de Barcelona, a favor de “um turismo justo e sustentável” e contra os alojamentos ilegais. Na página web www.fairtourism.barcelona há informações sobre apartamentos turísticos ilegais e também é possível fazer denúncias.

As camas simulam quartos e estão nas ruas mais centrais da cidade e convidam os passantes a visitar o site na internet. Elas trazem a frase: “Esta cama está disponível na Internet, mas não significa que é legal”. Segundo a prefeitura, a campanha quer destacar, tanto para os barceloneses quanto para os visitantes da cidade, que somente um alojamento turístico de acordo com a regulação vigente oferece a eles todas as garantias.

Barcelona

Foto: Ayuntamiento de Barcelona

A ação coincide com uma reunião realizada no mesmo dia entre representantes municipais e o Airbnb, em que foi entregue à plataforma uma lista de 1.036 apartamentos turísticos que devem ter seus anúncios retirados da internet. A prefeitura de Barcelona pediu ao Airbnb para retirar estas ofertas dentro de um mês. A empresa está empenhada em dar uma resposta na próxima semana, quando vai se reunir novamente com o conselho.

Veja mais: Refugiados bem-vindos, turistas fora – grafites se propagam pela Europa

O website Fairtourism.barcelona dá informações sobre as casas turísticas, se o alojamento contratado é legal ou não, e permite comunicar a existência de apartamentos ilegais. A campanha também inclui a distribuição de cartazes em vias públicas no distritos mais turísticos: Ciutat Vella, Eixample, Sants-Montjuïc, Gràcia e Sant Martí.

com informações de La Vanguardia

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres), cursando MBA em Marketing Digital pela FGV. Acredita que as viagens podem ajudar a formar melhores pessoas e lugares para se viver! Cada um pode encontrar o seu caminho.