Viajante Natural Destino Internacional

Este mapa reúne 70 cenotes da Península de Yucatán no México

cenotes da Península de Yucatán
Río Secreto | Foto: Transat

Dizem que o México pode ter entre 3 mil e 10 mil cenotes. É difícil saber, pois muitos deles ainda não foram descobertos e tantos outros, que estão em propriedades particulares, não são declarados para evitar impostos. Mas a verdade é que, cada vez mais, os cenotes da Península de Yucatán têm se tornado os atrativos prediletos de quem visita o caribe mexicano, concorrendo com o mar azul da Riviera Maia.

Além da água límpida e pura e de paísagens únicas e místicas, muitos deles oferecem também opções de aventura, com rapel, tirolesa, mergulho, snorkeling e caiaque. E é dessas novas experiências que os viajantes vão atrás. A cada ano, novos cenotes abrem para visitação no México. Muitos deles estão dentro de parques aquáticos com diversos atrativos, como os famosos Xcaret e Xel-Há. Outros, têm estruturas mais simples, apenas para servir ao cenote. Alguns são operados por grandes empresas, outros até mesmo por maias.

Para quem não está familiarizado com os fantásticos e mágicos cenotes, fizemos um Guia Prático dos Cenotes do México, que você pode conferir neste link: http://viajarverde.com.br/guia-pratico-de-cenotes-do-mexico

Em meio a essa diversidade de cenotes, conseguimos selecionar 70, separamos os que têm atividade de mergulho e os que não têm, e incluímos no mapa abaixo!

70 cenotes da Península de Yucatán no México:

Se você ficou confuso com tantos cenotes da Península de Yucatán, selecionamos 3 que valem à pena ser visitados:

Cenote Maya – Yucatán: é declarado o cenote com a maior cúpula da Península de Yucatán, e por isso impõe certa majestade. O pequeno feixe de luz do sol entra iluminando a água azul turquesa e a sua descida de rapel a 26 metros! É emocionante! Chegando lá embaixo, além de nadar você pode fazer tirolesa.

cenotes da Península de Yucatán

Cenote Maya | Foto: Alltournative

Cenote Dos Ojos – Quintana Roo: com água quase transparente, o cenote Dos Ojos, em Quintana Roo permite que você faça snorkeling e até mergulho. Quem fez garante que é incrível! E o bom é que ele fica bem pertinho de Tulum.

cenotes da Península de Yucatán

Cenote Dos Ojos | Foto: Snorkeling Report

Cenote Ik-kil – Yucatán: está a apenas 3km de Chichen-Itzá por isso é uma boa pedida para um passeio combinado. O cenote tem cerca de 60 m de diâmetro e é acessado por uma longa escadaria construída especialmente. A vista lá debaixo é incrível e é um ótimo lugar para um banho relaxante!

cenotes da Península de Yucatán

Cenote Ik Kil | Foto: TuulaVintage

Veja mais: Península de Yucatán: 4 passeios para conhecer a cultura maia

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres), cursando MBA em Marketing Digital pela FGV. Acredita que as viagens podem ajudar a formar melhores pessoas e lugares para se viver! Cada um pode encontrar o seu caminho.