Viajante Natural Destino Internacional

Este mapa reúne 70 cenotes da Península de Yucatán no México

cenotes da Península de Yucatán
Río Secreto | Foto: Transat

atualizado em abril de 2023

Dizem que o México pode ter entre 3 mil e 10 mil cenotes. É difícil saber, pois muitos deles ainda não foram descobertos e tantos outros, que estão em propriedades particulares, não são declarados para evitar impostos. Mas a verdade é que, cada vez mais, os cenotes da Península de Yucatán têm se tornado os atrativos prediletos de quem visita o caribe mexicano, concorrendo com o mar azul da Riviera Maia.

Além da água límpida e pura e de paisagens únicas e místicas, muitos cenotes oferecem também opções de aventura, com rapel, tirolesa, mergulho, snorkeling e até caiaque. E é dessas novas experiências que os viajantes vão atrás. A cada ano, novos cenotes abrem para visitação no México. Muitos deles estão dentro de parques aquáticos com diversos atrativos, como os famosos Xcaret e Xel-Há. Outros, têm estruturas mais simples, apenas para servir ao cenote. Alguns são operados por grandes empresas, outros pelas comunidades maias.

Para quem não está familiarizado com os fantásticos e mágicos cenotes, fizemos um Guia Prático dos Cenotes do México, que conta tudo sobre eles

O que são cenotes, afinal?

Cenotes são piscinas naturais em cavernas inundadas típicas da Península de Yucatán, no México. Eles são formados pelo colapso da rocha calcária porosa, que acontece após anos de infiltração da água da chuva nas fendas do solo. Quando a rocha calcária cai, revela um mundo secreto de piscinas cristalinas subterrâneas. Existem cenotes que ficam em cavernas fechadas e outros se abrem para a superfície. Os cenotes são vistos pelos maias como locais sagrados. Além de fornecerem água limpa são cenário para muitos rituais.

Em meio a essa diversidade de cenotes, selecionamos 70 deles no mapa abaixo. Não deixe de entrar em contato com cada um (ou com sua agência de turismo local) antes de ir para apurar todas as informações sobre visitação.

70 cenotes da Península de Yucatán no México:

Se você ficou confusa (o) com tantas opções da Península de Yucatán, selecionamos alguns cenotes incríveis no México:

Cenote Maya – Valladolid:

É declarado o cenote com a maior cúpula da Península de Yucatán e por isso impõe certa majestade. O pequeno feixe de luz do sol entra iluminando a água azul turquesa e a sua descida de rapel a 26 metros. É emocionante! Chegando lá embaixo, além de nadar você pode fazer tirolesa.

cenotes da Península de Yucatán

Cenote Maya | Foto: Alltournative

Cenote Dos Ojos – Quintana Roo:

Com água quase transparente, o cenote Dos Ojos fica no estado de Quintana Roo. Por lá é possível fazer snorkeling e até mergulho com cilindro. Quem fez garante que é incrível! E o bom é que ele fica bem pertinho de Tulum.

cenotes da Península de Yucatán

Cenote Dos Ojos | Foto: Snorkeling Report

Cenote Ik-kil – Yucatán:

Está a apenas 3km de Chichen-Itzá e é uma boa pedida para um passeio combinado. O cenote tem cerca de 60 m de diâmetro e é acessado por uma longa escadaria construída especialmente. A vista lá debaixo é incrível e é um ótimo lugar para um banho relaxante!

cenotes da Península de Yucatán

Cenote Ik Kil | Foto: TuulaVintage

Cenotes Dzitnup – Valladolid:

É um complexo com dois cenotes: Cenote Xkeken and Cenote Samula. São cenotes fechados de beleza única com uma pequena entrada de luz e diversas formações de calcário arqueando sobre a água. Ideais para um banho com a temperatura da água sempre fresca.

Cenote Xkeken

Cenote Xkeken | Foto: En-Yucatán

+ Mais:

🍀 PROGRAME SUA VIAGEM COM A GENTE! 🍀

Cada vez que você fizer uma reserva com nossos parceiros clicando em um dos links abaixo você apoia o Viajar Verde e ajuda a manter nossa página no ar. E o melhor: você não paga nada a mais por isso! Obrigada pelo apoio! 😉

🏡 HOSPEDAGEM: Booking.com

👭 WORK EXCHANGE E VOLUNTARIADO: Worldpackers

💻 CURSOS DE VIAGEM E NOMADISMO DIGITAL: Worldpackers Academy

🚣 TOURS E PASSEIOS: Get Your Guide

🌐 SEGURO VIAGEM: Seguros Promo

 

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?