Destinos, empresas e iniciativas de turismo têm até o dia 30 de novembro para se inscreverem na primeira edição do prêmio WTM Latin America Responsible Tourism Awards, a versão latinoamericana do prêmio mundial World Responsible Tourism Awards, que já acontece há 15 anos em Londres. O prêmio vai reconhecer as iniciativas que trouxeram soluções eficazes para temas urgentes da América Latina, como inclusão, conservação da biodiversidade e do patrimônio cultural. Os vencedores serão revelados durante a programação de Turismo Responsável da WTM Latin America, no início de abril de 2020.
“O prêmio é uma oportunidade de reconhecer os esforços das mais diversas iniciativas de turismo responsável do nosso continente. Teremos com o WTM Latin America Responsible Tourism Awards a chance de colocar luz sob as soluções que nos são mais caras na América Latina: desigualdade, conservação da biodiversidade, proteção dos nossos símbolos culturais e desenvolvimento sustentável de nossos destinos”, destacou Gustavo Pinto, conselheiro de turismo responsável da WTM Latin America.
De acordo com Gustavo, “a WTM, em seus mais diversos eventos realizados por todo o mundo, assume sua responsabilidade em promover o turismo responsável com painéis e premiações que mostram ao trade as melhores e mais eficientes soluções para o desenvolvimento sustentável do setor. Juntando-se às premiações que a WTM já realiza em Londres e na África do Sul, e outras que apoia na Irlanda e Índia, agora a América Latina terá a oportunidade de mostrar o quanto tem importância no desenvolvimento de estratégias de turismo responsável ao mundo”.
As inscrições para o WTM Latin America Responsible Tourism Awards estão abertas nas categorias:
Melhor em redução da pobreza e inclusão – Este prêmio tem como foco prestadores de serviços de viagens que encaram o turismo como uma estratégia para mudar a realidade local, usando experiências de viagem memoráveis para alcançar uma redução mensurável da pobreza em uma comunidade local, inclusive entre pessoas locais e marginalizadas, e criando formas inclusivas de prestação de serviços de turismo e valores compartilhados com as comunidades locais.
Melhor contribuição para a preservação da vida selvagem – O turismo pode ser uma forma eficiente de promover o tema da preservação da vida selvagem perante comunidades locais, governos, empresas que se beneficiam de recursos naturais e, é claro, o viajante. O objetivo da categoria “melhor contribuição para a preservação da vida selvagem” é premiar iniciativas que incluam experiências de observação da vida selvagem, trilhas ecológicas, lugares para se hospedar ou outras que atuem como estratégias de preservação da vida selvagem e dos habitats locais.
Melhor atração do patrimônio cultural – A América Latina é um continente com uma infinidade de destinos nos quais o patrimônio cultural é a principal atração. De locais totalmente preservados a tradições e cerimônias ancestrais, temos muito a proteger, e o turismo pode ser um agente-chave nisso. O prêmio “melhor atração do patrimônio cultural” busca exemplos comprovados de um recurso cultural, histórico ou natural que esteja sendo protegido no centro de uma experiência de turismo.
Melhor destino para o turismo responsável – O turismo responsável consiste em transformar os destinos em lugares melhores para as pessoas morarem e em lugares melhores para as pessoas visitarem. Faz parte da responsabilidade dos destinos fazer o turismo trabalhar em prol da mudança, tornando cada visita uma experiência agradável para o viajante e tornando o viajante um agente de criação de empregos locais qualificados, preservação cultural e natural e sustentabilidade da indústria no longo prazo. A categoria “melhor destino” é voltada aos destinos que usam o turismo para promover o desenvolvimento local sustentável.
https://latinamerica.wtm.com/pt-br/eventos/Premio-de-Turismo-Responsavel/
+ Mais: