Um dos maiores desafios dos meios de hospedagem e empresas de turismo na hora de começar sua jornada rumo à sustentabilidade costuma ser a gestão apropriada e descarte correto do lixo. De acordo com uma pesquisa do Open Access Government e Reconomy, hotéis produzem mundialmente 289.700 toneladas de resíduos por ano, sendo 79.000 toneladas de resíduos de alimentos. Para apoiar pequenos empreendedores, hoteleiros e profissionais de acomodações na importante missão de reduzir e destinar corretamente seu lixo, a empresa Worldpackers, que reúne uma comunidade global de viajantes voluntários e projetos anfitriões interessados em trocar habilidades por acomodação, decidiu lançar o Ecopackers, um programa que se apoia no turismo regenerativo para promover a conscientização e educação socioambiental de forma sistêmica.
A proposta é envolver colaboradores dos meios de hospedagem, hóspedes e comunidades locais, contando com o valioso apoio de viajantes voluntários treinados que atuarão como multiplicadores e facilitadores de boas práticas em descarte correto, reciclagem e gestão de resíduos. O Ecopackers vai mobilizar os meios de hospedagem anfitriões e voluntários da plataforma Worldpackers para promover ações coletivas em resposta a este desafio que requer uma solução urgente.
O lançamento do projeto para meios de hospedagem anfitriões interessados será no dia 23 de novembro, às 16h, em um evento online que vai contar com a participação especial de personalidades e organizações do universo da reciclagem, como o ativista Diego Saldanha, criador da ecobarreira do Rio Atuba e padrinho do programa Ecopackers. Para participar basta se inscrever gratuitamente, até o dia 22 de novembro, neste link. Os participantes do webinar também terão desconto especial no valor de adesão ao programa.
“Estamos oferecendo uma solução economicamente viável para os negócios de hospedagem iniciarem seus programas de gestão de resíduos, visto que as leis estão cada vez mais específicas para estabelecimentos comerciais”, explica Ana Karolina de Andrade, gerente de novos negócios e projetos socioambientais da Worldpackers. “Por exemplo, o artigo 141 da Lei 13.478, de 2002, responsabiliza os estabelecimentos de São Paulo, que geram mais de 200 litros de lixo por dia, pela contratação de empresa responsável para a execução dos serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos”.
Ana Karolina explica que o objetivo do programa não é substituir a figura do gestor de resíduos, “mas ser ponte para soluções e contar com a ajuda dos voluntários treinados que apoiarão no dia a dia da operação, conversando com hóspedes, organizando os coletores e promovendo ações de conscientização, como Beach Clean Ups, trilhas ecológicas, etc.”
Os anfitriões que aderirem ao programa terão um acompanhamento recorrente do núcleo de projetos socioambientais da Worldpackers, que ficará responsável por mapear e conectar os participantes com cooperativas e outros serviços de reciclagem e logística reversa. Além disso, a Worldpackers irá treinar e coordenar os voluntários que irão ajudar os anfitriões presencialmente na adequação do espaço, da comunicação e também na conscientização dos hóspedes e staff do local. Estes voluntários também atuarão no monitoramento da prática de gestão de resíduos dos anfitriões, que terão especial destaque na plataforma e canais da Worldpackers pelo comprometimento com a temática.
Como parte dos programas socioambientais e iniciativas por um turismo mais responsável, a Worldpackers vem atuando com parceiros na realização de Beach Clean Ups em diversas praias do Brasil. Já foram 87 ações de limpeza de praia que reuniram quase 2 mil voluntários, 21 anfitriões da plataforma e grandes marcas como Havaianas, Ortobom, BlablaCar e Corona.
+ Mais: