Plataforma que chega ao Brasil traz experiências de turismo que beneficiam comunidades e conscientizam viajantes
Imagine um site onde estão reunidas as mais fantásticas experiências de turismo comunitário, cultural e de natureza pelo mundo e todas elas oferecidas pelas próprias comunidades locais? Isso já é possível com a Visit.org, uma startup fundada em Nova York, que chega ao Brasil com a proposta de transformar as experiências dos viajantes que buscam culturas autênticas e conectá-los com organizações que trabalham na geração de impacto das comunidades.
Associações, organizações e comunidades são os protagonistas desta plataforma, que já tem cadastradas 155 organizações em 33 países e os planos para ir além. A proposta é que pequenas comunidades dos lugares mais distintos, por meio de organizações ou não, possam disponibilizar pacotes, experiências e aventuras a viajantes e ainda contar com apoio de assessoria e divulgação, para fomentar a economia local. No Brasil, a expectativa é recrutar 300 organizações nos próximos 18 meses e alcançar mais 2.000 em nível global.
“Muitos viajantes estão procurando a oportunidade de ir além de ser um turista e realmente mergulhar em culturas. Mas as duas principais estratégias para uma experiência autêntica são pacotes de alto custo ou meses de trabalho voluntário, o que torna este tipo de experiência cara ou muito exigente. A Visit.org nasceu com o propósito de resolver este problema”, conta Reisy Abramof, coutry leader no Brasil.
As experiências de turismo podem ser reservadas diretamente no site. Um tour pela Sicília que honra a luta de dois ativistas contra a máfia; oficinas de artesanato com comunidades andinas em Ollantaytambo, no Peru, uma visita a uma comunidade quilombola no Vale do Iguape, na Bahia, ou uma imersão cultural pela vila de Tamil Nadu, no sul da Índia, são algumas das descobertas que o viajante pode fazer. Os pagamentos vão diretamente para as organizações e comunidades e ajudam a preservar as culturas, garantir o sustento, gerar empregos e reduzir a pobreza.
Reisy explica que o grande objetivo da Visit.org, a longo prazo, é ser uma importante ferramenta na redução da pobreza, no cuidado dos recursos naturais em cada um dos países anfitriões e ajudar na mudança de consciência sobre o conceito de viajar. “Queremos que o viajante saiba do número impressionante de projetos sustentáveis que existem em todo o mundo e que, ao mesmo tempo, ele possa refletir sobre o impacto das suas viagens a um determinado lugar. Temos grandes planos para o Brasil e acreditamos que podemos criar uma grande comunidade não só de organizações abrindo as suas portas, mas também de turistas engajados na causa”.