Difícil saber o que mais encanta, os pratos ou a atmosfera, quando passamos uma tarde no Aprazível. Em um dos restaurantes mais verdes do Rio de Janeiro, localizado no charmoso bairro de Santa Teresa, é possível almoçar sob as árvores com uma vista diferente para a Cidade Maravilhosa – os casarios coloridos do bairro, o desbotado do Centro e, ao fundo, o azul da Baía de Guanabara combinam-se para um cenário perfeito.
O Brasil é o ingrediente principal para inspirar o menu e o ambiente, que valoriza nossa natureza. Não é à toa que o Aprazível é o restaurante favorito dos visitantes internacionais que chegam à cidade. Desde 1997, quando abriu as portas, a legítima culinária brasileira está na essência da casa, no que a chef Ana Castilho chama de “cozinha de raiz” – uma comida de caseira e saborosa, que remete à família e à infância e que reflete a rica diversidade cultural, étnica e gastronômica do país. Ali estão reunidos sabores das mais diversas regiões do Brasil com destaque para Minas Gerais, terra natal da chef.
Entre os pratos mais tradicionais estão a Galinhada Caipira, que ganha refinada versão com linguiça mineira, couve refogada, banana da terra assada, geleia de pimenta dedo de moça e feijão surpresa, o Cordeiro Sagrado, que traz uma paleta assada lentamente em sal grosso acompanhada de canjiquinha mineira e batata doce crocante, e o Bacalhau do Pai, receita da avó de Ana Castilho e uma homenagem a seu pai. A Moquequinha do Rio recebe o melhor peixe da estação cozido em molho de leite de coco natural, acompanhado de pirão de peixe, arroz branco e farofinha de dendê na farinha d’água — ingrediente orgânico, fornecido por uma cooperativa da cidade de Irituia, no Pará. Mas antes de ir ao principal, vale à pena pedir o famoso pão de queijo com linguiça mineira ou o palmito fresco assado servido na telha de bambu, com pesto de azeite, manjericão e castanha de caju.
Aprazível para levar
O cuidado com a qualidade das receitas, ingredientes e do atendimento passa também pelos fornecedores, escolhidos criteriosamente de forma a valorizar as pequenas produções regionais. Resultado do trabalho de uma família dedicada, criativa e, acima de tudo, apaixonada pelo que faz. A chef Ana Castilho divide com os filhos Pedro e João Hermeto a gestão do restaurante, que um dia já foi sua casa. Juntos, decidiram estender o Aprazível para a casa das pessoas, criando produtos que podem ser levados. É o caso da Cerveja, da Cachaça e do Café Aprazível, todos com produções artesanais.
No quesito bebidas, não faltam oportunidades incríveis para saborear. Além das opções de cerveja e cachaças expostas na cachaçaria ao fundo da casa, é possível escolher entre deliciosos drinks ou a premiada carta de vinhos. Diversificada e cuidadosamente selecionada por Pedro Hermeto, a carta é composta por rótulos elaborados por agricultores familiares que trabalham com pouca intervenção em suas pequenas propriedades, na grande maioria dos casos com cultivo orgânico ou biodinâmico, gerando vinhos puros, reflexo genuíno da região de produção, da cultura do local e das condições naturais presentes naquele ano.
“Percorremos as principais regiões produtoras visitando vinhateiros à procura de bons exemplares. Como decorrência natural dessa grande pesquisa e no intuito de encurtar o caminho do produtor ao consumidor, acabamos criando a Gavinho, importadora focada em vinhos com essas características, ditas “naturais”. E a versão ecológica do conceito “farm to table” (vineyard to table). O resultado são rótulos raros, singulares, que respeitam o meio ambiente e o consumidor”, conta Pedro.
Ficou com água na boca? Então aí vai a dica: antes de ir ligue e faça sua reserva pois a casa é sempre muito procurada!
Aprazível – Rua Aprazível, 62, Santa Teresa. Telefone: 2508-9174 (300 lugares). Horário restaurante: de terça a sábado e feriados, das 12h às 23h; domingo, de 12h às 18h. Reserva. Manobrista. Serviço de carro executivo. Acesso PPD. Wi-Fi. C.c: todos. C.d: todos.