Turtle Bay Resort mostra que resorts all inclusive podem ter práticas responsáveis
Oahu, ilha que abriga a praia de Pipeline, a Baía de Waimea e a base de Pearl Harbor, é considerada o coração do Havaí e a meca do surf mundial. Milhares de visitantes desembarcam por ano na terra em que nasceu o ex-presidente norte-americano Barack Obama em busca não só de esporte, mas também de praias paradisíacas, diversão em família, aventura, romance e descanso. Localizado na costa norte, a apenas uma hora da capital Honolulu, ocupando uma área verde de 340 hectares e mais de 11 quilômetros de costa e praias primitivas, o Turtle Bay Resort desafia os questionamentos feitos hoje sobre a falta de propostas responsáveis nas hospedagens all inclusive e mostra que é possível reunir consumo responsável, energias renováveis e conscientização em um grande resort sustentável.
Em 2009, um “comitê verde” foi criado para transformar o resort um líder em sustentabilidade, reduzir sua pegada de carbono e se tornar mais do que apenas um dos hotéis ecológicos de Oahu. “Esses projetos de conservação estão nos ajudando a ser mais ‘verdes’ com nossas operações, à medida que cumprimos nossa visão para um futuro mais sustentável e contribuímos para a meta do estado de alcançar 70% de independência energética até 2030”, disse o vice-presidente de Real State do resort, Scott McCormack.
O Turtle Bay inspira-se em seis valores para trazer atividades diferenciadas para seus visitantes: Manawa (tempo), Pono (bondade), Malama (cuidado), Hanai (apoio à família), Aloha (gentileza), Kama’aina (local). Enquanto os hóspedes se divertem com atividades aquáticas, campos de golfe, gastronomia variada, tratamentos no spa, cavalgadas, caminhadas nas trilhas e descobrindo a cultura local, o hotel compensa seus impactos no meio ambiente com ações criativas, como a fazenda Kuilima, em parceria com produtores locais, que fornece parte dos alimentos usados nos restaurantes. Os hóspedes têm a oportunidade de visitar a fazenda e acompanhar o cultivo. O que precisa ser comprado, garante o hotel, vem de pequenas fazendas orgânicas ou de artesãos e pescadores locais.
Mil e quinhentos painéis solares e plantas nativas formam os telhados verdes do resort, o primeiro da região. A expectativa é que os painéis contribuam para uma redução de uso de combustível fóssil equivalente a 4,3 milhões de libras de emissões de dióxido de carbono em dez anos. Com a Turtle Bay Foundation, fundada em 2012 para apoiar projetos sociais na costa norte, o hotel também ajuda na educação e formação de vários jovens da região, além de promover a cultura local. Diversas parcerias com organizações ambientais e um acordo para a reserva de parte das terras para conservação também estão entre as iniciativas do resort sustentável.
http://www.turtlebayresort.com/
+ Mais: