Mercado

Turismo sustentável em pauta durante a WTM Latin America

Foto: Ana Duék
Professora Madriana Aldrigui e o pesquisador Tiago Juliani apresentam boas práticas em turismo na América Latina

Algumas discussões sobre melhores práticas para o turismo sustentável foram apresentadas durante a quarta edição da WTM Latin America, que ocorreu de 29 a 31 de março, no Expo Center, em São Paulo, juntamente com o 45º Encontro Comercial Braztoa. Uma série de conferências e palestras abordou tendências e debates relacionados ao turismo responsável durante os três dias da feira.

Sob a coordenação da pesquisadora e professora da USP, Mariana Aldrigui, a programação começou com a sessão “Mapeamento de Práticas de Turismo Sustentável na América Latina”, comandada por ela e Tiago Juliano, pesquisador da Universidade Federal de São Carlos. Durante a apresentação, o profissional afirmou que as práticas sustentáveis precisam ser um vetor para as ações empresariais. “Existe uma diversidade muito grande do que se entende por turismo sustentável, sendo difícil catalogar as práticas”, pontuou. Tiago apresentou alguns exemplos criativos e de sucesso de boas práticas em hospedagem na Argentina, Panamá, Peru, Equador e Costa Rica.

Na quarta-feira, a sustentabilidade em companhias aéreas foio foco do painel que apresentou o case da holding Air France/KLM. A empresa implantou inovações como biocombustível no lugar de querosene nas aeronaves, o que pode reduzir em até 80% as emissões de dióxido de carbono na atmosfera, além de higienizar os aviões com lenços umedecidos ao invés de água. “É preciso considerar a cultura de cada região para pensar iniciativas locais que façam sentido”, afirmou Mariana Aldrigui, que pontuou que a sustentabilidade deve envolver todas as áreas da empresa. “Do contrário, é só uma ferramenta de marketing. É preciso pensar fora da caixa e buscar alternativas baratas”, complementou.

Também no segundo dia da WTM Latin America 2016, a sessão “Comunicando Sustentabilidade – Experiência em Redes Sociais” trouxe à discussão a importância de efetivar as ações sustentáveis e transmitir mensagens coerentes. “Há empresas que fazem posts lindos no dia da árvore, mas vendem pacotes que incluem abraçar leões sedados no zoológico. Isso tira todo o efeito do post bonitinho”, afirmou a editora do blog de viagens Sundaycooks, Natalie Soares. Cynthia Corrêa, professora de tecnologia da informação da USP, falou sobre o impacto irreversível de uma comunicação mal feita. “Informar sustentabilidade é fácil, difícil é fazer. A reputação online é importante para a empresa e é muito difícil desfazer uma imagem negativa.”

No último dia do evento, a conferência “Incorporação de Práticas Sustentáveis na Gestão de Operadoras e Agências” contou com a participação de palestrantes da BWT Operadora, Vento Sul Turismo e Marcelo Vilela de Almeida da USP, enquanto a sessão “Existe Sustentabilidade na Composição de Equipes? Desafios para a Gestão de Pessoas em Turismo”, conduzida por Trícia Neves, da Mapie, e Mariana Aldrigui, abordou a importância da sustentabilidade corporativa. “Os painéis buscaram ampliar a discussão para além das questões puramente ambientais – falamos de sustentabilidade econômica e social, bem como da necessidade de mudar a composição de equipes para uma gestão sustentável dos negócios”, afirmou Mariana.

Diretor da WTM Latin America, Lawrence Reinisch avaliou que a programação sobre sustentabilidade foi um dos destaques desta quarta edição. “Estamos extremamente satisfeitos com o conteúdo apresentado nas palestras e conferências sobre o tema. O feedback que temos recebido é o melhor possível.”

Saiba mais em http://www.wtmlatinamerica.com/

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?

Skip to content