Viajante Urbano

Três ciclovias incríveis que merecem uma pedalada

A primeira ciclovia solar do mundo; uma ciclovia com horta e cafés; e outra que brilha no escuro. Veja essas três ciclovias inovadoras na Alemanha e na Holanda e inspire-se!

Berlim está prestes a ganhar uma grande ciclovia coberta de 9km com direito a hortas urbanas, estações de serviço, deques de madeira e pavimento que gera energia. A proposta para a Radbahn, que ficará embaixo do viaduto U1, um dos mais conhecidos da capital alemã, é ser uma ciclovia sustentável com algumas surpresas agradáveis e uma vertente tecnológica. O pavimento vai transformar o atrito provocado pelos pneus em energia para iluminar o percurso.

A Holanda inaugurou em 2014 a Solar Road, a primeira entre as modernas ciclovias solares do mundo. Construída com placas de concreto com células fotovoltaicas cobertas com vidro temperado, ela recebe a luz solar transformando em energia, que pode ser utilizada por diversas instalações no entorno. Por enquanto, a ciclovia, que fica na cidade de Krommenie, no noroeste de Amsterdam, só tem 70 metros mas já gerou, em seu primeiro ano, mais de 9800 kWh.

Uma ciclovia que brilha no escuro, inspirada na arte de Vincent Van Gogh foi criada pelo artista Dan Roosegaarde para celebrar o ano de Van Gogh (2015) na Holanda, que comemora os 125 anos da morte do pintor. Localizada em Eindhoven, a Van Gogh Path faz parte da rota ciclística de Van Gogh em Brabant e combina cultura, história, turismo e tecnologia. Foi criada com um material que reúne pequenas luzes de LED e inspirada no quadro “A Noite Estrelada”.

 

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?