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The Future of Tourism: coalizão pede equidade, inclusão e responsabilidade na retomada do turismo

The Future of Tourism
Escrito por Ana Duék

Seis grandes organizações globais de turismo se reuniram em uma iniciativa inédita para formar a The Future of Tourism Coalition com a missão de colocar os destinos como prioridade nas estratégias de recuperação e retomada para o turismo pós-pandemia – o Center for Responsible Travel (CREST), o Destination Stewardship Center, Green Destinations, Sustainable Travel International, Tourism Cares e a Travel Foundation, com a orientação do Global Sustainable Tourism Council (GSTC).

Décadas de crescimento descontrolado em viagens colocaram em risco ambiental, cultural, social e financeiro os lugares mais preciosos do mundo. A indústria de viagens e turismo enfrenta um futuro incerto devido à pandemia do COVID-19, com números de turistas internacionais projetados para cair de 60 a 80% em 2020. A coalizão acredita que, à medida que o turismo se recupera, é essencial focarmos em um conjunto de princípios para o crescimento sustentável e equitativo a longo prazo.

Para promover uma mudança global, a coalizão The Future of Tourism Coalition listou Princípios Orientadores que esboçam uma visão do caminho necessário para o turismo e está pedindo que agências de turismo, empresas de viagens, governos, investidores, organizações não-governamentais e destinos se comprometam também com esses princípios.

Até o momento, 22 signatários fundadores que representam diversas áreas ​​do setor já se comprometeram. Eles são influenciadores do movimento, demonstrando liderança e aderência aos Princípios Orientadores em seus produtos e práticas de negócios. O grupo inclui a Adventure Travel Trade Association (ATTA), Ecotourism Australia, G Adventures, Global Ecotourism Network, o governo de Açores, governo da Colombia, Hilton, Innovation Norway, Intrepid Travel, Jordan Tourism Board, Lindblad Expeditions, MT Sobek, Palau Bureau of Tourism, Riverwind Foundation (Jackson Hole, WY), Seychelles Ministry of Tourism, Slovenian Tourist Board, Swisscontact, Tahoe Regional Planning Agency, The Travel Corporation, Thompson Okanagan Tourism Association, Tourism Council Bhutan e o World Wildlife Fund.

Todos os interessados estão convidados a participar e se tornar parte do movimento como signatários se cadastrando no site: www.futureoftourism.org.

Os Princípios Orientadores da The Future of Tourism Coalition fornecem um direcionamento ético e comercial claro para a construção de um setor mais saudável, protegendo os lugares e as pessoas das quais ele depende. Esses princípios pedem que os signatários:

  1. Tenham uma visão global
  2. Usem padrões de sustentabilidade
  3. Colaborem na gestão de destinos
  4. Escolham qualidade sobre quantidade
  5. Demandem distribuição justa de renda
  6. Reduzam a carga e pressão sobre o turismo
  7. Redefinam o sucesso econômico
  8. Mitiguem os impactos climáticos
  9. Fechem o ciclo na utilização de recursos
  10. Limitem o uso da terra no turismo
  11. Diversifiquem os mercados de origem
  12. Protejam o senso de lugar
  13. Operem os negócios com responsabilidade

A Coalizão reconhece que um forte compromisso com a diversidade, a equidade e a inclusão é fundamental para alcançar seus Princípios Orientadores. O setor de turismo tem muito trabalho a fazer e a Coalizão vai atuar abordando o papel que a justiça social e ambiental desempenha na criação de uma economia turística mais equitativa. Os membros da The Future of Tourism Coalition se comprometeram a ouvir, aprender e buscar mudanças, interagindo com os signatários e outras entidades como parte desta jornada e do trabalho que será orientado pelos indicadores e critérios do GSTC relacionados à equidade, inclusão e não discriminação.

Em uma declaração conjunta, os CEOs das organizações representadas na Coalizão disseram: “É imperativo que toda organização avalie como vai abordar ativamente as necessidades dos destinos e equidade dentro de suas comunidades no centro das decisões de desenvolvimento, gerenciamento e promoção do turismo. Não há futuro estável para o turismo se isso não for feito agora – juntos, de forma responsável e vigorosa. Este não é um esforço de curto prazo, este é o futuro. A recuperação e a regeneração social, econômica e ambiental resiliente, a longo prazo, exigirão que todos os setores da indústria repensem sobre como o turismo funciona, para quem trabalha e como o sucesso é definido”.

O caminho para mudar é uma jornada e soluções duradouras levam tempo. A Coalizão apoiará o setor fornecendo as ferramentas, orientações e colaboração para garantir um caminho mais forte e incentivar um conjunto diverso e inclusivo de signatários a assinar e compartilhar suas perspectivas e experiências para trabalhar coletivamente em prol de um caminho mais justo, equitativo e sustentável.

https://www.futureoftourism.org/

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Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?