Exemplos, tendências, novidades e melhores práticas de sustentabilidade no turismo, no Brasil e no mundo, foram debatidos na quarta-feira, dia 30 de novembro, durante o Seminário Internacional de Turismo Sustentável, realizado pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas no auditório da Confederação Nacional do Comércio (CNC), no Rio de Janeiro. Com o objetivo de disseminar as práticas de sustentabilidade nas diversas áreas do turismo e criar uma agenda nacional para a questão, especialistas, empresários e estudantes, engajados com o início dos trabalhos pelo Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento – 2017, ouviram palestras e trocaram percepções.
A mesa de abertura contou com a participação da diretora substituta do Departamento de Formalização e Qualificação no Turismo do Ministério do Turismo, Isabel Barnasque, do vice-presidente do Conselho de Turismo da CNC, Eraldo Alves, da coordenadora de Turismo do Sebrae-RJ, Margareth Carvalho, e de Alexandre Garrido, coordenador da Comissão de Estudos de Gestão da Sustentabilidade para Meios de Hospedagem (CE – 54.0004.01) da ABNT e idealizador do Seminário.
Alexandre Garrido, que também coordena o grupo de trabalho da International Organization for Standardization (ISO) sobre turismo sustentável, ISO/TC 228/WG13, apresentou os resultados da reunião do grupo, que aconteceu nos dias anteriores, e trabalha para desenvolver uma norma ISO de Sustentabilidade para Meios de Hospedagem, que tem como base a norma brasileira ABNT NBR 15401:2014 – Meios de Hospedagem – Sistema de Gestão da Sustentabilidade – Requisitos.
Veja mais: Brasil é exemplo para nova norma ISO de sustentabilidade em hospedagem
Em seguida, três painéis trouxeram especialistas em meios de hospedagem, operadoras de turismo, parques, restaurantes e destinos, que mostraram a diversidade de iniciativas que já existem pela sustentabilidade no turismo no Brasil. Representantes do Spa Don Ramon, Hotel Bangalôs da Serra, Mabu Thermas Grand Resort, Hotel Fazenda Campo dos Sonhos e Maraca Hostel compartilharam suas experiências em hotelaria.
Representantes do Turismo de Portugal e do Ministério do Turismo da Malásia contribuiram com práticas internacionais em seus países. O evento contou ainda com a participação da chef Teresa Corção, do Instituto Maniva e restaurante O Navegador; de Mônica Samia, CEO da Braztoa; de Flavio Gueiros, do Sebrae-RJ; D’Arcy Dornan, representante do Global Sustainable Tourism Council no Brasil; Luciana Sagi, da WWF e Ana Duék, do Viajar Verde.