No litoral norte da Paraíba, no entorno do município de Baía da Traição, vivem tribos indígenas acolhidas por remanescentes da Mata Atlântica. Esse roteiro foi denominado de Trilhas dos Potiguaras e se estende por 66 quilômetros em várias áreas de preservação ambiental, reunindo as praias de Barra de Camaratuba, Barra de Mamanguape, Baía da Traição e Forte Velho. Hoje, nas Trilhas dos Potiguaras, há 32 aldeias e mais de 20 mil representantes da etnia dos Potiguaras. No século XVI, a paisagem foi palco de batalhas entre nativos, colonizadores portugueses e invasores franceses e holandeses.
Esse roteiro turístico foi lançado pelo governo paraibano com o objetivo de valorizar a cultura indígena e incentivar a economia da região. Para estruturar as Trilhas dos Potiguaras, o governo do estado investiu na melhoria dos acessos que ligam os vários atrativos do roteiro. Além disso, por meio de parceria com o Sebrae, foram capacitados empresários, guias de turismo e a comunidade local.
Mapa de Regionalização do Turismo Brasileiro
As Trilhas dos Potiguaras também farão parte do novo Mapa do Turismo a ser lançado neste semestre pelo Ministério do Turismo (MTur). O Mapa do Turismo define as regiões brasileiras aptas a receber mais investimentos para melhoria de infraestrutura e qualificação. Essas regiões são definidas pelas secretarias estaduais de turismo. Segundo o MTur, “o Mapa do Turismo Brasileiro é apenas um instrumento que orienta a gestão territorial”.
Desde a fundação do Ministério do Turismo, em 2003, já foram repassados R$ 412 milhões ao estado da Paraíba para investimento no turismo. Hoje, o estado possui 11 regiões turísticas e 137 municípios no Mapa do Turismo. Essa quantidade deverá ser alterada após o lançamento do novo Mapa, cuja última versão foi lançada em dezembro de 2013, contando com um total de 3.345 municípios divididos em 303 regiões turísticas.