Evento realizado pela REMOTE Latin America acontece de 16 a 19 de outubro no Equador.
A cidade de Cuenca, capital da província de Azuay, no Equador, se prepara para receber a 6ª edição da REMOTE Immersion, realizada anualmente pela REMOTE Latin America em diferentes países da América Latina. O evento boutique itinerante reúne hotéis de luxo independentes e DMCs especializados na América Latina com Travel Designers de todo o mundo, com o objetivo de promover conexões e inspirar trocas, bons negócios e o turismo sustentável na região. Este ano a REMOTE Immersion vai receber cerca de 200 profissionais de turismo, que representam 85 lodges, hotéis, barcos e DMCs de 14 países da América Latina e 92 Travel Designers do mundo todo.
A REMOTE Cuenca acontece de 16 a 19 de outubro e traz o tema A Alegria de Viver: experiências saudáveis para viajantes, anfitriões e para o planeta, refletindo sobre como o turismo pode promover a saúde e o bem-estar das pessoas e da natureza em tempos de emergências climáticas e humanitárias. Assim como nas demais edições, a REMOTE Immersion é dividida em momentos de encontros de negócios, atividades e vivências, descontração e aprendizado.
Três palestrantes convidados estarão à frente das REMOTE Talks, que acontecem nas noites do evento: Dimitri Poffé, ativista pela doença de Huntington e fundador da Explore for Huntington; Gaby Molinos, diretora de Comunicação da Sombreros Ortega, e Santiago Peralta, cofundador da Pacari Chocolates. Eles serão precedidos por falas de especialistas em turismo da Comunidade REMOTE, na terceira edição do REMOTE Seeds.
“Nosso evento nasceu e continua intimista porque acreditamos no poder de verdadeiras conexões e parcerias para fortalecer o turismo independente na América Latina. Com um grupo pequeno, temos a oportunidade de criar vínculos significativos que vão além de negócios e networking”, afirma Roberto Bittelman, diretor da REMOTE América Latina.
A escolha de Cuenca como destino anfitrião segue a proposta da REMOTE Latin America de revelar destinos fora do comum, colocando-os no mapa do turismo internacional. “Desde a primeira edição, na Amazônia brasileira, passando pela Patagônia chilena, Las Catalinas, na Costa Rica, Barichara, na Colômbia, e Cafayate, na Argentina, um dos nossos propósitos é incentivar o turismo responsável e de baixo impacto que gera oportunidades em destinos diferentes e remotos. Além, é claro, de promover a descoberta de verdadeiros tesouros escondidos na América Latina!”, explica Ligia Secco, diretora da REMOTE América Latina.
Rodeada de história, artes, cultura tradicional, paisagens naturais e pessoas incríveis, a uma altitude de 2.560 m acima do nível do mar, nos Andes Equatorianos, Cuenca é uma cidade mágica que preserva sua cultura e tradições, oferece experiências autênticas e transformadoras e está comprometida com o desenvolvimento de um turismo cada vez mais responsável. Ainda pouco explorada pelo turismo internacional, Cuenca tem investido em infraestrutura, experiências, capacitação, promoção e envolvimento local para desenvolver um turismo sustentável que beneficie as comunidades locais.
“Estamos muito felizes de receber esta edição da REMOTE Immersion porque ela promove exatamente o turismo que Cuenca busca: comprometido com o bem-estar e desenvolvimento sustentável do destino e que oferece experiências únicas e autênticas a seus visitantes”, comemora Lorena Aristizabal, diretora executiva da Fundación Municipal Turismo para Cuenca.
Jornada rumo a um evento sustentável
“Este ano, mais do que nunca, com o apoio do Ministério do Turismo do Equador e da Fundación Municipal Turismo para Cuenca, que compartilham nossos mesmos valores, estamos investindo em nossa jornada rumo à sustentabilidade”, afirma Clara Davies, diretora da REMOTE LA. “Sempre nos preocupamos com o legado que vamos deixar para os destinos que nos recebem de braços abertos e buscamos reduzir nossos impactos negativos e aumentar os positivos”, defende Davies. Este ano, a REMOTE Latin America fez parceria com a Regenera ONG e está trabalhando em conjunto com o destino para desenvolver uma estratégia de sustentabilidade que gere resultados significativos para todos os envolvidos, começando pelo destino e seus residentes.
Com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e nos Critérios do Conselho Global de Turismo Sustentável, a REMOTE LA está realizando um processo de escuta e intercâmbio com 25 empreendedores locais em Cuenca para que possam avançar em suas práticas de sustentabilidade. O trabalho de avaliar, medir, gerir e implementar ações sustentáveis está dividido em seis áreas estratégicas: transporte aéreo, transporte terrestre, hotéis, operadores turísticos, restaurantes, locais e destino e envolve uma série de ações que vão desde a gestão de resíduos até compras eficientes, incluindo treinamento e compromisso da equipe com a sustentabilidade.
A REMOTE Immersion também promove anualmente o Legado REMOTE, uma série de apresentações gratuitas lideradas por especialistas em turismo e oferecidas à comunidade local como forma de compartilhar e retribuir ao destino anfitrião. Este ano, o Legado acontece no dia 18 de outubro, às 8h30, no Teatro Sucre, Centro Histórico de Cuenca, e vai contar com as palestras de Jorge Moller, diretor da Regenera ONG e do GSTC; Victoria Reed, hoteleira e arquiteta na Viva Arquitectura; Timothy Dhalleine, fotógrafo, filmmaker e criador de conteúdo no EcoCamp Patagonia e Dimitri Poffé, ativista e fundador da Explorer for Huntington.
+ Mais: