O luxo na selva pode ser diferente, mas ele certamente é capaz de surpreender. De onde menos se espera é possível tirar um conforto ou uma sensação de perfeição. Nos lodges da Pugdundee Safaris, no estado de Madhya Pradesh, na Índia, a proposta é bem clara: “Paisagens verdes, oxigênio mais fresco, ambientes mais calmos, hospitalidade despretensiosa e um guia naturalista dedicado é o tipo de luxo que nós oferecemos, para além dos confortos físicos”. E foi exatamente o que senti ao me hospedar por lá. Verde e ar puro são luxo para nós das cidades! E, não sei para você, mas para mim, mais luxo ainda é toda a preocupação ambiental e social que a empresa tem.
A Pugdundee Safaris (pugdundee é uma palavra hindu que significa o rastro de pegadas deixado por seres humanos e animais) nasceu em 1986 com um primeiro camping no Parque Nacional Panna, o Ken River Lodge. Outros lodges foram se juntando até que ela se tornou uma empresa referência em acomodações de luxo responsável e atividades de safari e turismo de aventura no país. Hoje, a Pugdundee é, sem dúvidas, uma das suas melhores opções se você decidir ir em busca de tigres e leopardos pela Índia!
1. Kings Lodge – Bandhavgarh National Park
Com apenas 18 chalés, o Kings Lodge fica localizado a apenas 10 minutos de carro do principal portão de entrada do Parque Nacional Bandhavgarh. Como nos outros hotéis do grupo, o espaço de área construída é o menor possível e sempre procurando respeitar a natureza local, com materiais e cores que se integram a ela. O charme começa na nossa chegada, quando fomos recebidos com lencinhos umedecidos, quentes ou frios, dependendo da temperatura ambiente. Cada vez que chegamos de um safári, cheios de poeira, nossos lencinhos nos esperam!
Aliás, desde o primeiro dia, recebemos também uma garrafinha de aço inoxidável que podíamos reabastecer diariamente nas estações de filtragem disponíveis nos lodges. Durante toda a minha estada não vi nem uma única garrafinha de plástico em nenhum dos hotéis.
A piscina do Kings Lodge fica de frente para o jardim orgânico, de onde saem vários ingredientes para a culinária do hotel. E, por falar nesse tema, recentemente a Pugdundee contratou o famoso chef Michael Swamy, ex-jurado do Masterchef India (!), para fazer um trabalho de resgate de pratos de raízes tipicamente indianas com a gastronomia dos lodges. No Kings tivemos a oportunidade de fazer um delicioso workshop culinário com Michael Swamy e também de assistir a uma apresentação tradicional de dança da tribo Baiga.
2. Tree House Hideaway – Bandhavgarh National Park
Estive no Tree House para uma visita rápida, mas claro que fiquei encantada! Quem nunca quis se hospedar em uma casa na árvore? São apenas 5 delas, todas charmosíssimas, mas por isso o lodge vive cheio. As casas são super reservadas e indevassáveis, assim como os chalés do Kings Lodge. Mas por lá, os pássaros, répteis e animais chegam mais perto, então é bom se prevenir… com um binóculo!
3. Kanha Earth Lodge – Kanha National Park
Os chalés do Kanha Earth Lodge foram inspirados pela arquitetura da tribo local Gond. Eles são todos de pedra e dão um ar ainda mais rústico ao lugar. Por dentro, os espaços são charmosos e o lodge também é cercado por muito verde. O Kanha fica um pouquinho mais longe do parque, mas ainda a uma distância confortável para chegar lá bem cedinho.
Acordar cedo para o safári não é uma opção, de qualquer forma, porque precisamos chegar antes de os portões abrirem. Nessas horas, no inverno, nossos grandes aliados eram os cobertores e as bolsas de água quente que a gente ganhava para colocar no colo! À noite, quando voltávamos do jantar, nossa cama também já estava aberta, com uma bolsa de água quente. Isso era praxe em todos os hotéis!
Vale lembrar que internet não faz parte do luxo da selva, ok? Sempre que possível nossos maravilhosos anfitriões se viravam para melhorar a internet ou compartilhá-la conosco. Mas não vá contando com isso. Afinal, o objetivo é desconectar!
4. Denwa Backwater Escape – Satpura National Park
O charme deste lodge é que ele fica às margens de uma represa do rio Denwa, que fica dentro do Parque Nacional Satpura. Achei até que ele ganhou uma arquitetura mais leve. Os quartos são imeeensos, dá para dar uma festa dentro! Esse é o lodge que fica mais perto da capital do estado, Bhopal.
Em Satpura, além dos tradicionais safaris de jeep, você pode fazer safáris a pé ou de barco, para observar os pássaros que ficam às margens do rio. Em Denwa pode ser que você encontre um macaquinho langur pela manhã fazendo alguma estripolia na porta do seu quarto!
Hoje, além dos seis lodges em Madhya Pradesh, a Pugdundee Safaris está se preparando para inaugurar, em 2020, o Waghoba Eco Lodge, sua primeira hospedagem em outro estado. Ele ficará em Maharashtra, ao lado do Parque Nacional Tadoba, o mais antigo do estado. O Waghoba (que significa Deus tigre na língua local) está sendo construído pela empresa Biome Environmental Solutions, e vai ser todo feito em tijolos de adobe e telhados feitos de Guna, que são mais leves e isolam o interior do calor externo.
Saiba mais: Pugdundee Safaris