Roteiros de turismo responsável pelo Brasil estão na mira do casal empreendedor Nathalia e Thiago Cagna, que prometem viajar o país inteiro em busca de iniciativas de cultura e turismo que desenvolvam boas práticas de sustentabilidade. A proposta faz parte do projeto Na Rota da Sustentabilidade, que pretende selecionar e incentivar a promoção de meios de hospedagem e roteiros de ecoturismo, turismo cultural, turismo Comunitário, Turismo Religioso e Turismo Rural.
“Diferentemente da maioria dos projetos culturais, que buscam levar cultura para comunidades mais afastadas, o Na Rota da Sustentabilidade vai levar a cultura peculiar das comunidades para o grande público, incentivando assim sua disseminação e a conscientização das pessoas, incentivando que visitem esses locais, gerando renda para comunidades e ajudando para que manifestações culturais sejam mantidas”, explicam os idealizadores. Todo o conteúdo da viagem será divulgado no website do projeto www.narotadasustentabilidade.
Em 2015 o casal visitou sete regiões do estado de Santa Catarina – Balneário Camboriú, Costa Esmeralda, Florianópolis, Farol de Santa Marta | Laguna, Ferrugem | Garopaba | Rosa, Blumenau e São Joaquim | Urubuci – e levantou roteiros surpreendentes, como a Pesca com Botos, em Laguna, e uma aventura pela Ilha de Porto Belo.
Para dar continuidade ao projeto, que prevê mais 500 dias na estrada, Nathalia e Thiago pretendem levantar recursos, via Lei Rouanet, até novembro de 2016. Qualquer empresa, associação ou pessoa pode se engjar no projeto, com doação incentivada e abatimento no Imposto de Renda.
Veja como participar: