A Associação Brasileira das Operadoras de Turismo – Braztoa lançou essa semana a edição 2019/2020 do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade durante o Braztoa Desvenda, evento que reuniu mais de mil pessoas no Unibes Cultural, em São Paulo, para falar sobre experiências de turismo no Brasil e no mundo.
Com o objetivo de acompanhar o dinamismo, a ousadia e a criatividade que marcam a atuação da Braztoa, o novo presidente da associação, Roberto Nedelciu, anunciou novidades para o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade. Entre elas está a nova categoria Mídia, que vai reconhecer iniciativas de profissionais de meios de comunicação que disseminem o tema da sustentabilidade no turismo, visando ampliar a qualidade e a repercussão da cobertura em relação ao tema. As iniciativas podem compreender reportagens em jornais e revistas impressos ou online, reportagens para veículos na internet (multimídia), rádio ou TV, podcasts, conteúdos produzidos por influenciadores digitais e outras iniciativas de mídia inovadoras, sempre na temática da premiação, desde que veiculadas publicamente nos diversos meios entre 1 de julho de 2018 e o último dia de inscrições do Prêmio.
O processo seletivo agora será subdividido em fases, de modo que o candidato somente investirá mais tempo na seleção, à medida que passar para as fases posteriores e tiver maior chance de vencer. O regulamento também foi completamente remodelado para ficar mais claro, objetivo e transparente.
Conheça os vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2018, 2017, 2016, 2015
Lançado em 2012 pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo – Braztoa, o Prêmio é primeiro no mundo a receber a chancela da OMT (Organização Mundial do Turismo) e o principal reconhecimento em turismo sustentável no Brasil. Ele já reúne mais de 430 iniciativas inscritas e 79 premiadas, provenientes de todas as regiões do Brasil. Nesta oitava edição, todo o processo de seleção foi redesenhado a partir de uma escuta ativa, abrangente e detalhada dos associados e equipe Braztoa, em parceria com ex-vencedores e jurados, além da expertise técnica da ponteAponte, consultoria especializada em premiações socioambientais.
Entre os dias 3 de julho e 6 de agosto, interessados podem se inscrever nas seguintes categorias:
- Associados Braztoa
- Agências de Viagem
- Meios de Hospedagem
- Parceiros do Turismo
- Mídia
- Academia – Menção Honrosa
Todas as categorias serão avaliadas sob quatro critérios: 1. Abordagem sistêmica em sustentabilidade; 2. Turismo sustentável: relevância para o negócio + desenvolvimento local; 3. Inovação; e 4. Abrangência do impacto e replicabilidade/escalabilidade.
“Fizemos esse grande trabalho de imersão, debates e mudanças em conjunto, para que possamos catalisar a atuação responsável do turismo brasileiro, unindo o setor em torno do propósito da sustentabilidade em suas dimensões social, ambiental e econômica”, reforçou o presidente da Braztoa.
Os finalistas são reconhecidos publicamente em anúncio durante a 47ª ABAV Expo e 52º Encontro Comercial Braztoa, em setembro, e os vencedores serão apresentados durante a Convenção Braztoa 2019, marcada para novembro, em Canela.
Todos os vencedores receberão o selo “Vencedor do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2019/2020”, que conta com a chancela de organizações de renome no setor, como a OMT, a ONU Ambiente e o Ministério do Turismo. Além disso, a Braztoa promoverá a divulgação dos premiados no Anuário Braztoa 2020.
Inscrições a partir de 3 de julho: http://braztoa.com.br/
+ Mais: