A ABAV Expo 2015 que terminou hoje, 26 de setembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, promoveu importantes debates sobre unidades de conservação e sustentabilidade no turismo. O Painel ABETA, realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, refletiu sobre “Turismo e os Parques Nacionais Brasileiros”, reunindo o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação – FBHA, Alexandre Sampaio, o diretor de produtos e destinos da Embratur, Marcos Lomanto e o representante da ABAV Ney Gonçalves, além do presidente da ABETA, Evandro Schütz.
Juntos, eles falaram sobre a importância de um esforço coletivo para a melhor gestão das Unidades de Conservação do Brasil, lembrando que o país tem um enorme potencial para o turismo de aventura e natureza e foi classificado pela ONU como o número um em biodiversidade. Apesar dos recentes esforços e incremento no número de visitantes nos parques nacionais – foram 7,3 milhões em 2014 – o Brasil ainda está muito atrás de seu potencial, lembraram os palestrantes, destacando também a concentração da visitação em apenas alguns parques.
O presidente da ABETA lembrou que o Brasil é o primeiro país a aprovar, junto com o Reino Unido, normas internacionais de gestão e segurança para o turismo de aventura. Mas, de acordo com ele, é preciso que elas sejam aplicadas e fiscalizadas. “Que tal pensarmos em grupos voluntários de busca e segurança dentro dos parques nacionais?”, propôs, como uma das soluções para desenvolver a gestão do turismo nos parques. Alexandre Sampaio, presidente da FBHA, destacou o potencial mútuo de negócios que o incremento na visitação aos parques pode trazer para o setor de hospedagem e alimentação e para o turismo como um todo. Sampaio, juntamente com o presidente da Embratur, lembraram da importância positiva que as Parcerias Público Privadas podem exercer na gestão das Unidades de Conservação nacionais, estaduais e municipais.
Evandro Schütz destacou que os parques nacionais não são propriedades de cada estado, mas patrimônios nacionais e de todos. Vinícius Lummertz foi além e afirmou que os parques são do planeta, fazendo referência a campanha recente promovida pela Embratur.
No último dia de evento, o Congresso Abav de Turismo realizou a palestra “Sustentabilidade em Viagens”, ministrada pelo professor da Universidade Ibirapuera, Marcello Dias, e pela pesquisadora em sustentabilidade do Centro Universitário da FEI, Aline Barbosa. Os palestrantes promoveram um debate sobre as melhores práticas e possíveis iniciativas para incentivar o turismo sustentável entre agentes de viagens e seus clientes, apresentando os conceitos e princípios que envolvem a sustentabilidade nas empresas.