Parque pede conscientização dos visitantes no cuidado com os animais
Para comemorar o Dia Mundial da Vida Selvagem, 3 de março, o Parque Nacional de Brasília vai inaugurar uma trilha de 15 km para ciclistas, com duchas estrategicamente colocadas ao final do caminho para refrescar quem se aventurar pelo percurso. Segundo Daniela Costa, analista ambiental e chefe substituta da Unidade de Conservação, foi preparado um caminho longo, amplo e sinalizado, que vai agradar aos ciclistas que aguardavam tanto por essa iniciativa.
Popularmente conhecido como Água Mineral, o Parque reúne mais de 42 mil hectares de área e 260 mil visitantes anuais. Os atrativos incluem duas trilhas, piscinas de águas correntes, um Núcleo de Educação Ambiental, um espaço para prática de meditação, conhecido como Ilha da Meditação, e uma biodiversidade abundante que inclui espécies raras ou ameaçadas de extinção.
Daniela Costa explica que a trilha é uma expansão da trilha Cristal Água e que as duchas funcionam com o aproveitamento da água da rede hidráulica do parque, não havendo desperdício. Vale ressaltar que a trilha também é aberta para pedestres, com a opção de percorrerem um caminho reduzido, com 6,5 km.
Onças em foco
Nos últimos dias, uma família de onças chamou tanta atenção quanto as já famosas piscinas. Com uma armadilha fotográfica acoplada a um sensor de movimento, o Parque conseguiu registrar a imagem de uma onça parda que habita o Parque. Os felinos, que possuem hábitos noturnos e são considerados solitários, aparecem bem próximos à câmera. Os flagrantes iniciaram no final de 2015, mas só foram divulgados em fevereiro. local dos flagrantes das onças fica em meio ao cerrado selvagem, longe de onde geralmente há presença de visitantes.
Inovação nas lixeiras
Em 2015 o Parque também ganhou novas lixeiras com travas ecológicas, para evitar que os macacos sejam atraídos em busca de restos de alimento. O novo modelo (adaptado do tipo usado pelo Parque Nacional da Tijuca) foi desenvolvido pelos próprios funcionários da Unidade de Conservação. As lixeiras vêm sendo construídas pela equipe de manutenção do parque.
Mas o trabalho para afastar os macacos de restos de alimentos não se resume às novas lixeiras, é preciso que o visitante se conscientize do seu papel. “Não deixar comida visível, jogar embalagens e restos de alimento nas lixeiras, não espalhar lixo pelo caminho ao andar pelas trilhas. Atitudes simples, mas que fazem a diferença. Precisamos inserir a sociedade no processo de conservação do Parque”, ressalta Daniela.
Desafios
Para uma melhor gestão do Parque e proteção dos animais selvagens que vivem no local, a gestora destaca que um dos maiores desafios é a questão dos cães semidomesticados (ou errantes, como são chamados). São cães abandonados, ou que fugiram de casa, que entram na Unidade de Conservação e juntam-se a outros animais, formando matilhas. Tais cães perdem o contato humano e tornam-se ”asselvajados” (brutos, rudes), passando a competir com a fauna nativa por alimento e território, ou até mesmo a perseguir os animais do parque.
A matilha transmite doenças graves aos animais selvagens. Algumas delas, como a parvovirose, são fatais. “Em dezembro de 2015 encontramos um filhote de porco do mato morto em uma das piscinas, devido ao ataque dos cães. Há vários relatos de funcionários que avistam ou testemunham sinais de perseguições dos cães a animais selvagens. A Unidade de Conservação, sozinha, não consegue fazer o manejo. Precisamos do apoio da sociedade”, destaca Daniela.
PROGRAMAÇÃO
Confira abaixo a programação especial que o Parque Nacional de Brasília realizará, no dia 3 de março:
Observação de Aves
Das 6h às 8h. Local: Trilha Capivara e Mata da Trilha Cristal Água
Público: Livre. Vagas limitadas, interessados devem fazer pré-agendamento no e-mail: visitação.pnb@icmbio.gov.br
Inauguração da expansão da Trilha Cristal Água (incluindo a trilha de 15 km para ciclistas).
Das 8h30 às 10h. Local: Trilha Cristal Água
Público: adultos
Atividades educativas para crianças
Com cinema, plantio de árvores, trilhas guiadas, pinturas e oficinas.
Das 9h às 12h. Local: Núcleo de Educação Ambiental (NEA)
Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MMA