A Community Tours Sian Ka’an, operadora de turismo comunitário que oferece roteiros na Reserva da Biosfera de Sian Ka’an, em Quintana Roo, no México, vai se tornar a primeira operadora comunitária carbono neutro no México, com a implementação de novas boas práticas ambientais recém anunciadas.
A Community Tours Sian Ka’an, fundada em 2004, é operada por moradores de comunidades maias que estão dentro da Reserva, considerada Patrimônio da Humanidade. Ela sempre teve o compromisso com a conservação e preservação do meio ambiente e de sua cultura, oferecendo diferentes roteiros guiados dentro e fora da paradisíaca Sian Ka’an, que incluem caminhadas, ruínas maias, caiaque, flutuação em rios, observação de animais, além de muita cultura e gastronomia maias.
A empresa aproveitou o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento para referendar seu compromisso com o meio ambiente e anunciou o programa ‘Turismo Carbono Neutro’, através de seu presidente, Alberto Caamal. Ele acrescentou que, embora a empresa já conte com o Distintivo S, no qual a Secretaria de Turismo do México (SECTUR) reconhece suas ações de sustentabilidade, ele decidiram dar um passo a mais para seguir em sua visão de conservar os ecossistemas e melhorar a qualidade de vida de suas comunidades.
O Programa Turismo Carbono Neutro permitirá à operadora de turismo comunitário compensar as emissões de C02 geradas nas operações de seus tours, através da compra de créditos de carbono forestal. Carlos Segura, consultor em turismo e mudanças climáticas, expliciou que para implementar o programa foi necessário medir a pegada de carbono da empresa, calculando o quanto de C02 liberam na atmosfera os roteiros da Community Tours Sian Ka’an. O resultado foram 1,451.25 toneladas de C02, equivalentes às emissões de 427 automóveis por ano.
Veja mais: México lidera debate sobre gestão sustentável de destinos
“Depois de calcular a pegada de carbono, o próximo passo é criar um esquema para que os turistas, mediante o pagamento do tour, apoiem a compra dos créditos de carbono através da Scolel Té, organização baseada em Chiapas”, comentou Vicente Ferreyra Acosta, diretor geral da Sustentur, empresa que assessora a Community Tours Sian Ka’an neste processo. “Com o Programa Turismo Carbono Neutro, a Community Tours Sian Ka’an está sendo pioneira e dando um exemplo no domínio das empresas comunitárias no setor de turismo como um todo”, acrescentou Vicente.
com informações de Sustentur
+ Mais: