Destino Brasil

Onde ficar em Ibitipoca: 6 pousadas para você escolher a sua

onde ficar em Ibitipoca
Parque Estadual de Ibitipoca | Foto: Viajar Verde
Escrito por Ana Duék

A tranquilidade, contato com a natureza e a essência da hospitalidade de Minas Gerais fazem da charmosa Conceição do Ibitipoca um destino super procurado por ecoturistas e pessoas em busca de um refúgio de paz. Ibitipoca é apenas um distrito da cidade de Lima Duarte e, portanto, um lugar pequeno, com poucos moradores e nada mais do que o necessário: alguns restaurantes, poucas lojinhas, farmácia, mercado, posto de saúde e muitas pousadas.

Mas é também a porta de entrada para o famoso Parque Estadual de Ibitipoca e ainda ponto de partida para outras atividades fora dele. Portanto, Conceição do Ibitipoca é, sem dúvidas, o melhor lugar para você se hospedar na região.

Com exceção do charmoso Comuna do Ibitipoca, a região não tem hotéis cinco estrelas. Mas a variedade de pousadas e casas atende a todos os perfis de viajantes com conforto.

Onde ficar em Ibitipoca:

1. Pousada Meu Recanto (nota 9,3 no Booking.com)

Esta é, sem dúvidas, uma das mais charmosas e luxuosas pousadas de Ibitipoca. Foi uma das primeiras acomodações que surgiram no entorno do Parque Estadual do Ibitipoca e está lá até hoje. Os hóspedes podem escolher entre ficar nos chalés suíços com vista privilegiada da colina ou nas suítes especiais com temática inspirada nas fazendas da região. A decoração rústica não inviabiliza o conforto. A Pousada Meu Recanto possui também piscina, sauna a vapor e finlandesa, quiosque com churrasqueira, fogão e forno à lenha, redário, estacionamento, wi-fi e um mini SPA. É um lugar romântico para casais e está localizada no centro da vila, a 3,5 km do parque.

Pousada Meu Recanto Ibitipoca

Foto: Pousada Meu Recanto

2. Minha escolha: Pousada Sangha Pyãra (nota 8,8 no Booking.com)

Essa foi a minha escolha quando fui para Ibitipoca e principalmente por uma combinação de 3 motivos: preço, localização e conforto. É uma pousada simples, mas com ótimo acolhimento, conforto e limpeza e um café da manhã delicioso! Não há piscina ou outros atrativos nas áreas comuns. Mas, se você pretende passar o dia inteiro no parque, eles não fazem a mínima falta. A Pousada Sangha Pyãra está a 2,7 km do Parque Estadual do Ibitipoca. Portanto, se você estiver disposta (o) a sair um pouquinho mais cedo, pode até ir a pé e evitar a fila e a taxa do estacionamento.

Pousada Sangha Pyãra Ibitipoca

Foto: Pousada Sangha Pyãra

3. Pousada Janela do Céu (nota 8,6 no Booking.com)

A Pousada Janela do Céu também está entre as mais badaladas de Ibitipoca. Ela é decorada em estilo rústico, com peças de artesanato locais, com o objetivo de retratar a vida na região e a hospitalidade mineira. Mas conforto também não falta. A Pousada Janela do Céu foi fundada em 1994, quando os donos atuais assumiram a administração da primeira pousada da vila de Conceição de Ibitipoca. A hospedagem utiliza fossas sépticas, possui um sistema de aquecimento a gás e se preocupa em amplificar os impactos sociais que traz para a região. Oferece sauna seca, sauna a vapor e uma sala privativa de banho japonês com ofurô.

Pousada Janela do Céu Ibitipoca

Foto: Pousada Janela do Céu

4. Serra do Ibitipoca Hotel de Lazer (nota 8,9 no Booking.com)

Este hotel reúne muito charme, conforto e uma decoração mais clean. É também uma opção mais requintada de onde ficar em Ibitipoca. Está localizado dentro de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural de cerca de 14 hectares e se encarrega de protegê-la. Os chalés individualizados ficam espalhados ao longo de uma encosta e, dependendo da categoria, oferecem lareira, banheira de hidromassagem, varanda com rede e/ou banheira de imersão. O Serra do Ibitipoca Hotel de Lazer disponibiliza ainda duas piscinas ao ar livre, um restaurante, salão de jogos, churrasqueira, sauna e atividades de arvorismo e trilhas (com custo à parte).

Serra do Ibitipoca Hotel de Lazer

Foto: Serra do Ibitipoca Hotel de Lazer

Mais econômicos:

5. Pousada Casa do Geninho (nota 9,5 no Booking.com)

Com cara e jeitinho de hospedagem mineira, a Casa do Geninho fica localizada um pouquinho mais acima da vila (embora ainda no centro) e oferece quartos simples, práticos, mas muito bem recomendados. Um jardim com vista, churrasqueira, wi-fi gratuito e cozinha de uso comum também atraem os visitantes. As diárias incluem um café da manhã fresco e caseiro. Quem quiser pode optar também pela área de camping.

Pousada Casa do Geninho

Foto: Pousada Casa do Geninho | Booking.com

6. Pousada e Hostel Casarão Real (nota 8,0 no Booking.com)

Esta hospedaria está localizada na entrada da vila, distante cerca de 4km da portaria do Parque Estadual. Também traz um ambiente rural e a arquitetura da casa foi inspirada pelo Ciclo do Ouro no Brasil. Oferece duas opções de acomodação: flats, com suíte, sala e cozinha, ou cama em quarto coletivo com banheiro, no modelo de albergue.

Pousada e Hostel Casarão Real Ibitipoca

Foto: Pousada e Hostel Casarão Real

Ibitipoca também tem diversas opções de casas e chalés alpinos para reservar. Confira mais opções clicando aqui.

+ Mais:

🍀 PROGRAME SUA VIAGEM COM A GENTE! 🍀

Cada vez que você fizer uma reserva com nossos parceiros clicando em um dos links abaixo você apoia o Viajar Verde e ajuda a manter nossa página no ar. E o melhor: você não paga nada a mais por isso! Obrigada pelo apoio! 😉

🏡 HOSPEDAGEM: Booking.com

👭 WORK EXCHANGE E VOLUNTARIADO: Worldpackers

💻 CURSOS DE VIAGEM E NOMADISMO DIGITAL: Worldpackers Academy

🌐 SEGURO VIAGEM: Seguros Promo

📳 CHIP DE CELULAR: Viaje Conectado

⛷ROUPAS E EQUIPAMENTOS DE AVENTURA: Columbia

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?