Nada mais coerente do que um grupo de cinco amigos fundando um hostel e o lugar mais descolado onde ficar em Brasília. Afinal, criar laços entre as pessoas e receber amigos é uma das propostas desse tipo de hospedagem. No Hostel 7, localizado na Asa Norte, em Brasília, acolher e agregar pessoas é um dos lemas. “We don’t have guests, we have friends!” (Nós não temos hóspedes, nós temos amigos!), dizem eles. O outro lema é a sustentabilidade. Não preciso nem dizer que me senti em casa!
Cheguei curiosa para saber quem frequenta um albergue em Brasília. Um dos sócios, André Perotto, me garantiu que o movimento é grande. “Recebemos pessoas que vêm fazer concurso na cidade, quem está de passagem para a Chapada dos Veadeiros, e também turistas nacionais e internacionais, interessados em conhecer a capital”, explicou André. Junto com ele, os empresários Danilo Lima, Eldon Cleyton, Aurélio Araujo e Alfredo Moreira lançaram o hostel há 5 anos e ele foi o primeiro de padrão internacional da cidade.
A kombi-recepção, marca registrada do hostel, que também está presente no Hostel 7 de Goiânia, remete a uma viagem entre jovens amigos. E a cozinha compartilhada, onde cada um pode guardar alimentos e fazer sua comida, cria um ambiente de integração. Além disso, um terraço aconchegante com bar recebe eventos, festas e até peça de teatro!
Estive no Hostel 7 por somente uma noite, para acompanhar a campanha pelo Dia Mundial da Paz organizada pela Hostelling International, da qual o hostel faz parte. Mas posso garantir que é uma ótima opção para quem quer economizar, ter conforto e ainda se sentir especialmente bem-recebido. A casa tem 4 dormitórios, sendo um exclusivo para mulheres. Cada quarto homenageia uma figura importante para Brasília: Lucio Costa, Oscar Niemeyer, Athos Bulcão e Burle Marx. Há ainda um anexo, onde estão disponíveis quartos privativos para até 5 pessoas.
Em todos os ambientes encontramos cuidados com a reciclagem, economia de luz e água, e ainda com o reaproveitamento de materiais. O piso do terraço, por exemplo, foi aproveitado de uma escola. Mas a preocupação dos sócios não está somente no cuidado com o meio-ambiente. Eles são mais do que conscientes que precisam integrar e beneficiar a comunidade local. Desde a sua abertura, o Hostel 7 apoia artistas e empreendedores locais, com eventos de música, teatro, food trucks, cervejas, e faz questão de convidar os brasilienses para participar de todos eles.
O albergue faz parte do programa Say Hi to Sustainability, um programa de intercâmbio entre a HI Brasil e a HI Norway voltado para a promoção de práticas sustentáveis nos hostels.
Valeu! Espero voltar em breve para reencontrar os amigos e desvendar um pouquinho mais da nossa capital.
Onde ficar em Brasília
Hostel 7 – http://hostel7.com.br/#brasilia
SCLRN 708 Bloco i, Loja 20, Asa Norte
Tel: (61) 3033 7707
E-mail: reservas@hostel7.com.br
[…] Matério do site Viajar Verde (viajarverde.com.br) […]