por Vanessa Tavares
No Sudoeste de Portugal, em Aljezur, fica um local que promete reconetar as pessoas. Se tivesse por lá neste momento, iria sugerir-lhe que desligasse o seu computador, tablet, e guardasse o seu celular por uns tempos. Este é o conceito “Desconetar para reconetar” da Offline Portugal, um verdadeiro detox digital, onde os hóspedes poderão novamente olhar-se nos olhos e conviver socialmente como nos velhos tempos, numa Guest-house de 8 quartos com um grande jardim, área de churrasco e piscina.
Aljezur está inserida numa importante área ecológica, com nidificação de diferentes espécies de avifauna, paisagens exuberantes de campo e oceano, praia protegida por arribas de xisto e extenso areal numa pequena baía. A sua praia é um dos pontos de surf do país e não poderia ser melhor o contato com a natureza. O comércio local é constituído por restaurantes de peixe e marisco fresco (e os famosos “percebes”, o pestisco da região), sendo a economia da região elevada também com o apoio deste projeto que já conta com diversas parcerias.
O sonho partiu de duas amigas portuguesas, Bárbara e Rita, que viviam em Londres, viajantes e amantes de atividades desportivas para o corpo e mente. No regresso a Portugal, prometeram trazer algo diferente que aliasse o turismo à prática do reencontro com o ser. Através de atividades que desenvolvem no seu alojamento, como yoga e surf, o que se pretende é que os hóspedes façam um detox e evitem a internet e os aparelhos digitais, usufruindo do contato uns com os outros. Evidenciam a música, colocando à disposição instrumentos musicais para Jam sessions, pois acreditam que através dela as pessoas se conetam mais facilmente com outras. Foi também importante criar parcerias com empresas locais, para atividades na natureza, fomentando a sustentabilidade da economia local.
A “Offline Portugal” não poderia estar melhor localizada. Este projeto engenhoso traz a vontade vivermos mais intensamente e de trazer o melhor que há em nós, a nós e, aos outros. Cada momento deixará com certeza vontade de se colocar Offline para o resto do mundo.
http://www.offlineportugal.com/
Fotos e entrevista cedid;as gentilmente ao Viajar Verde
Esse texto foi escrito por: