Mais de meio milhão de europeus pediu proteção à natureza na maior consulta pública da história da União Europeia. A campanha Nature Alert (Natureza Alerta), lançada em maio de 2015 por grandes organizações ambientais, veio como resposta à pergunta da Comissão Europeia se as leis que protegem hoje a natureza deveriam ser modificadas.
Cerca de 520.320 assinantes, incluindo 120 organizações não governamentais, responderam à petição criada pela Birdlife Europe, WWF Europe, European Environmental Bureau e Freinds of The Earth Europe, afirmando que as leis não devem mudar. De acordo com as organizações, as leis atuais protegem mais de mil espécies ameaçadas e 27 mil lugares na Europa, que representam quase um quinto do território da União Européia, na maior rede de áreas protegidas do mundo.
Além da consulta pública, a Comissão ouviu diversos outros interessados, incluindo autoridades, empresários, proprietários de terra e ONGs. A grande maioria foi contra as mudanças nas leis, incluindo representantes da indústria do turismo.