Acompanhando uma tendência mundial pela redução do uso de plástico, o Chile acaba de se tornar o primeiro país das Américas a proibir o uso de sacolas plásticas. No dia 30 de maio, o senado chileno passou um Projeto de Lei que dá um ano aos grandes varejistas para acabarem com o uso de sacolas plásticas. A cada ano, um trilhão de sacolas são utilizadas no mundo e os impactos, especialmente para o ecossistema marinho, são enormes.
Desde 1993, quando a Dinamarca se tornou o primeiro país do mundo a estipular taxas pelo uso de sacolas plásticas, diversos lugares passaram a impor sanções para reduzir o volume de plástico produzido. A União Européia vai exigir uma redução de 80% de sacolas plásticas até 2019. Isso significa que praticamente todos os países europeus estão considerando maneiras de reduzir o plástico.
Veja outros 6 lugares que já proibem o uso de sacolas plásticas:
1. Holanda: desde 1 de janeiro de 2016, sacos de plástico gratuitos são proibidos na Holanda. A medida destina-se a combater o lixo nas ruas e no mar e evitar o desperdício de recursos. Até abril de 2017, o uso de sacolas já tinha caído em 71%.
2. Ruanda: no país africano a proibição ao uso de sacolas plásticas vem desde 2006, quando o plástico era descartado perigosamente ou queimado após o uso, e acabava liberando poluentes nocivos e tóxicos em todo o ar. Hoje Ruanda tem uma das mais estritas políticas de proibição de sacolas plásticas e é uma das nações mais limpas da África.
3. França: em 2016 França tornou-se o primeiro país a anunciar que vai banir totalmente copos e pratos de plástico com uma lei que passa a valer em 2020. Mas a restrição para sacolas plásticas ainda não é total. Desde 1º de janeiro de 2017, supermercados franceses estão proibidos de usar sacolas plásticas descartáveis ou finas, com menos de 0,001 milímetros de espessura, no caixa ou nas seções de frutas, vegetais e carne.
4. Quênia: desde agosto de 2017, qualquer pessoa no Quênia que seja encontrado usando, produzindo ou vendendo uma sacola plástica pode pegar até quatro anos de cadeia ou uma multa de US$ 38.000. É a mais dura proibição de sacolas plásticas do mundo.
5. Nova Déli: a capital da Índia proibiu totalmente o uso de sacolas plásticas descartáveis em 2017. A cidade, que teve registrada a pior qualidade do ar em 1.600 cidades analisadas, deu o passo depois de reclamações de queima ilegal de plástico em lixões.
6. Taiwan: em fevereiro de 2018, Taiwan anunciou uma das proibições mais extensas de plástico do mundo, restringindo o uso de sacolas plásticas descartáveis, canudos, utensílios e copos. A proibição quer eliminar completamente o plástico descartável até 2030.