Oaxaca, no sudoeste do México, é o estado mais biodiverso do país. Vários tipos de vegetação, fauna e grupos étnicos têm a oportunidade de conviver e enriquecer qualquer visita. É lá, a 18 km da famosa cidade de Puerto Escondido, que fica a encantadora Lagoa de Manialtepec, uma lagoa costeira de água doce, salgada e termal, que em algumas épocas do ano pode ser vista brilhando.
A surpresa da bioluminescência* se dá por microrganismos dinoflagelados, metade animal e metade vegetal, que são atraídos por correntes marinhas combinadas com a temperatura adequada. Eles brilham durante a noite quando se mexem na água. Há quem acredite que essa água reluzente seja uma espécie de “fonte da juventude”.
De maio a novembro, quando o nível de água na lagoa sobe, o visitante pode fazer um passeio de caiaque por seis quilômetros, curtindo a diversidade do ecossistema tropical que atrai garças, iguanas, patos e papagaios. Para quem quer avistar aves, uma das atividades mais apreciadas na região, o conselho é ir bem cedinho, aproveitar a luz para fotografar e evitar o sol do meio dia. Por outro lado, ir ao entardecer irá te proporcionar assistir um lindo pôr do sol onde o mar se une à lagoa.
*Bioluminescência é luz emitida por seres vivos por meio de reações químicas em seus corpos