Um novíssimo estudo de autoridade publicado pela Impact Travel Alliance traz notícias otimistas e um modelo com 32 táticas para realizarmos o tão necessário trabalho de integrar a sustentabilidade a todos os tipos de viagens. Lançado pela comunidade de profissionais envolvidos com o turismo responsável, o estudo “Levando o Turismo Sustentável para as Massas” (Bringing Sustainable Tourism to the Masses) foi escrito em parceria com a Mandala Research e a Community By Design.
“Estamos à beira de ver o impacto que viagens sustentáveis podem ter em uma escala muito maior”, disse a diretora executiva do ITA, Kelley Louise. “Nosso maior obstáculo é ir além do nicho de onde a sustentabilidade já existe atualmente na indústria de viagens e engajar o viajante médio”.
A boa notícia é: o mercado está receptivo a mudanças.
“Este é realmente um momento decisivo para a indústria do turismo, onde há indícios incontestáveis de preferências dos viajantes por destinos e empresas de viagens comprometidas com a sustentabilidade”, disse Laura Mandala, CEO da Mandala Research e ex-membro do Conselho Consultivo do Departamento de Comércio, Viagens e Turismo dos EUA. “Com 60% dos viajantes de lazer tendo feito uma viagem sustentável, chegou a hora da indústria adotar mais políticas que os viajantes se interessem”.
No estudo de 66 páginas, a Impact Travel Alliance visa capacitar todos os lados do setor de viagens em sua meta de integrar o turismo sustentável. A organização sem fins lucrativos desenvolveu três princípios fundamentais, cada um com seu próprio conjunto de ideias acionáveis, em um esforço para delinear os passos para alcançar um progresso possível. Os três princípios são:
1) Envolver parceiros nos níveis corporativo e de base através de storytelling, comunidade e colaboração
2) Complementar as atividades empresariais tradicionais com ofertas e incentivos sustentáveis
3) Adotar a tecnologia que mudou a forma como os consumidores se envolvem com marcas
O estudo também descreve táticas que foram usadas na busca de cada princípio. As táticas vão desde a criação de mais consciência sobre greenwashing e greenhushing até a investigação de tecnologias emergentes como blockchain, bem como abordagens de marketing específicas baseadas em transparência, autenticidade e fator de aderência. Empresas de viagens que já empregam algumas táticas são destacadas, como o programa de embaixadores da Kind Traveler; o programa Save the Waves da Royal Caribbean, o programa Booking Booster da Booking.com; o relatório de retorno sobre investimento na sustentabilidade da JetBlue e muito mais. Algumas táticas são formuladas como perguntas diretas, como expandir, ampliar e investir nos esforços do Conselho Global de Turismo Sustentável e investir em programas que promovam a inovação.
“O Estudo de Autoridade (thought leadership) não é apenas um relatório; é um guia e uma chamada à ação”, disse Louise. “Estamos pedindo à nossa comunidade para reunir esses princípios e as táticas que são mais relevantes para eles e fazer uma promessa de usá-los para construir planos realistas com prazos limitados”.
O relatório completo da Impact Travel Alliance está disponível em: http://impacttravelalliance.org/thought-leadership-2018