Mercado

Ilhabela realiza primeiro Workshop de Turismo Sustentável e Marketing

O município de Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo, foi sede do I Workshop de Turismo Sustentável, realizado entre os dias 1 e 3 de abril, como continuidade das atividades do World Travel Market Latin America, que aconteceu em São Paulo. Mais de 50 profissionais de turismo locais e visitantes, incluindo hoteleiros, operadores, consultores, imprensa e gestores públicos, como o Secretário de Turismo Harry Finger e a a gestora do Parque Estadual de Ilhabela Joana Fava Alves, participaram de atividades de imersão e palestras, que propuseram debates sobre melhores práticas, ferramentas e soluções para desenvolver um turismo mais responsável em Ilhabela. O evento foi organizado pelo Pouso Sambaquis, Maembipe Ecoturismo Consultoria e Hopineo, e teve o patrocínio do Pouso Sambaquis, da Secretaria Municipal de Turismo de Ilhabela, da Central dos Monitores Ambientais e do Ilhabela Convention & Visitors Bureau.

O evento permitiu que Ilhabelha, Reserva Mundial da Biosfera, coberta por uma grande área de Mata Atlântica preservada e berço de culturas tradicionais caiçaras, demonstrasse aos participantes locais e internacionais seu potencial diverso e único para atividades de ecoturismo, turismo de aventura e de turismo de base comunitária.

Foto: Florie Thielin

Daniella Marcondes apresenta Ilhabela

Daniella Marcondes, consultora em turismo da Maembipe Ecoturismo Consultoria, abriu o evento no Pouso Sambaquis apresentando um panorama atual sobre o perfil turístico de Ilhabela para os visitantes. No segundo dia, no Hostel Da Vila, o workshop teve início com a apresentação de D’Arcy Dornan, representante do Global Sustainable Tourism Council (GSTC) no Brasil, que falou sobre certificações e critérios para gestão do turismo sustentável. Em seguida, Florie Thielin, do site Hopineo, e a jornalista Ana Duék, editora do site Viajar Verde, falaram sobre a importância de comunicar de maneira eficiente sobre boas práticas em turismo sustentável. Na continuação, os participantes puderam seguir a conversa e networking em uma escuna navegando pelas praias do norte da ilha.

O evento incluiu ainda visitas de campo às comunidades tradicionais caiçaras da Baía de Castelhanos com a operadora Nature Experience e do Bonete, com a operadora Ciribaí e a Pousada Canto Bravo, além de um roteiro de observação de aves na trilha da Água Branca, no Parque Estadual de Ilhabela, com Green Birds Ilhabela e com Birdwatching Ilhabela e um tour guiado pelo Centro Histórico com Guido Botto.

Como resultado do evento, o grupo de profissionais produziu uma Carta Aberta com pleitos por iniciativas voltadas ao turismo sustentável na ilha, que será enviada a todos os candidatos a prefeitos do município. Além disso, houve a oportunidade de contar com a sugestão e colaboração dos participantes para a melhoria e a formatação de novos produtos ecoturísticos em Ilhabela.

Resultados do Workshop de Turismo Sustentável de Ilhabela:

  • Redação de carta aberta colaborativa aos candidatos a prefeitos sobre desafios do turismo sustentável em Ilhabela
  •  1º encontro temático sobre turismo sustentável e ideia da criação de uma associação de profissionais do turismo para trabalhar os desafios em conjunto
  • Oportunidade e convite para se engajar ativamente e colaborar com o Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC) e seus programas de avaliação de destino e de turismo sustentável
  • Documento colaborativo com ideias e sugestões para tornar as excursões e passeios mais sustentáveis (baseados nos roteiros de escuna, Bonete, Castelhanos e birdwatching)
  • Criação de um website para as comunidades de Bonete e Castelhanos e treinamento de uma pessoa para administração do site
  • Criação de uma biblioteca digital de fotos gratuitas para promover o ecoturismo em Ilhabela
  • Edição e publicação de vídeos colaborativos sobre o grande potencial do ecoturismo em Ilhabela

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?

1 Comment

Skip to content