Os brasileiros parecem estar ganhando mais consciência quando o assunto é viagem. De acordo com o Relatório de Viagens Sustentáveis (Sustainable Travel Report), divulgado hoje, 19 de abril, pela Booking.com, 83% dos viajantes nacionais consideram se hospedar em um hotel eco-friendly ou com práticas sustentáveis durante seus passeios. Em termos de escolha de acomodação, nós ficamos atrás apenas dos 93% de chineses e 87% de espanhóis que buscam o mesmo objetivo.
A Booking.com informou que os resultados do relatório deste ano revelam sinais promissores em relação às intenções responsáveis tanto de viajantes, quanto por parte do setor de hospedagem. A média de viajantes globais que procura por um hotel eco-friendly ou sustentável subiu de 34% (no ano passado) para 65% este ano. No caso do transporte, a conscientização é ainda maior: 79% de todos os entrevistados revelaram ter cuidados com o transporte utilizado, citando como exemplos de alternativas o uso de transporte público (43%), a caminhada e bicicleta (42%), ou ainda a redução do número de voos para diminuir as emissões de carbono (18%).
Confira o Relatório de Viagens Sustentáveis da Booking.com de 2016
O termo “turismo sustentável” continua significando muitas coisas para muitas pessoas, mas o papel das acomodações em ajudar os viajantes a alcançar seus objetivos de viagens sustentáveis é claro. As cinco principais razões para escolherem hospedagens sustentáveis são:
- Para ajudar a reduzir o impacto ambiental = 53%
- Porque eles oferecem uma experiência local mais relevante = 36%
- Porque eles tratam melhor a comunidade local = 31%
- Porque eles costumam oferecer mais produtos locais e orgânicos = 30%
- Interesse em experimentar novas tendências em meios de hospedagem = 30%
Apesar de apenas 5% dos viajantes globais acreditarem que é fácil viajar de forma mais responsável, 46% deles já se consideram viajantes sustentáveis. Provando que a reutilização de toalhas já virou uma iniciativa padrão, as práticas de sustentabilidade que mais são valorizadas pelos viajantes responsáveis nos hotéis são:
- Energia solar = 67%
- Sistema de reaproveitamento de água = 43%
- Banheiros com redução de vazão de água = 36%
- Refeições e restaurantes orgânicos = 31%
- Cestas de reciclagem no quarto = 29%
+ Mais: