Os viajantes contam hoje com vários buscadores de hotéis ecológicos na internet, que tornam mais simples a tarefa de encontrá-los no labirinto de informações enviadas para a web. Alguns dos mais interessantes atualmente são:
- Book Different: agrupa mais de 650.000 acomodações que têm ao menos uma das etiquetas ou certificações em sustentabilidade ambiental mais importantes da atualidade (ex: Biosphere; EarthCheck ou Fair Trade Tourism)
- Trip Advisor: identifica no site as acomodações que cumprem os critérios ambientais de seu programa “Green Leaders”.
- Green Hotel World: inclui mais de 130.000 acomodações selecionados pelo buscador Expedia com quem tem um acordo para garantir preços mais baixos a seus usuários.
- Book Greener: o site ainda está em fase beta de lançamento mas pode ser uma ótima opção de busca para quem viaja aos destinos já reconhecido como “ambientalmente amigáveis” (ex: Costa Rica ou Austrália)
Interessante: Os buscadores com ambições de busca “mundial” parecem mostrar hoje as mesmas debilidades que algumas certificações globais; podem agrupar as empresas mais conhecidas, mas é pouco provável que consigam alcançar em profundidade o “nível local”, o que tanto interessa aos viajantes responsáveis. Um problema que, sem dúvida, enfrentam, é a seleção das acomodações quando não conhecem os destinos. Mas a tendência mostra buscadores em desenvolvimento, em especial em sua criatividade para fazer contato com as empresas através dos próprios hóspedes.
Fonte: Beachmeter – How to find a green hotel?
Incluímos ainda mais cinco indicações para facilitar sua busca:
- Glooby: Também ainda em versão beta, é o primeiro website no mundo a reunir, em um só espaço, hotéis sustentáveis e indicação de voos com baixa emissão de gás carbônico. A listagem inicial de hotéis certificados vem principalmente do GSTC – Global Sustainable Tourism Council. Confira mais sobre o Glooby em: https://viajarverde.com.br/nova-ferramenta-para-reservas-sustentaveis/
- Portal Ecohospedagem: O portal tem 102 hospedagens cadastradas em todo o país e, para classificá-las, segue critérios do próprio site, que são explicados no portal.
- GSTC – Global Sustainable Tourism Council: Não é exatamente um buscador. É o Conselho Global de Turismo Sustentável, reconhecido pela Organização Mundial do Turismo. Mas ele tem uma lista de hotéis de padrão aprovado e outra de padrão reconhecido, que podem ser consultadas por qualquer pessoa. Vale à pena! https://www.gstcouncil.org/en/resource-center/for-travelers/find-certified-sustainable-hotels.html
- Green Pearls Unique Places: Também não é um buscador e sim uma coleção de luxo exclusiva de hotéis ecológicos e sustentáveis. Mas, se você pensar em luxo e responsabilidade, já sabe para onde se dirigir na web!