por Jaqueline Frankenberger
Como dizia o poeta: “Um pedacinho de terra perdido no mar”, e que belo pedacinho hein?! Y-Jurerê Mirim, Ilha de Santa Catalina, Nossa Senhora do Desterro e, atualmente, Florianópolis, ou carinhosamente conhecida como Floripa, nossa linda Floripa. E é aqui que encontramos a Pousada Green, um exemplo de que é possível conciliar conforto na hospedagem com sustentabilidade.
A idéia da sustentabilidade no hotel foi trazida pelo proprietário Marcelo Peixoto, um manezinho da ilha, que se criou em Porto Alegre, mas retornou há 20 anos para Florianópolis. Marcelo morou durante um período em outros países, e então decidiu trazer as idéias de sustentabilidade e colocá-las em prática aqui no Brasil. “Morei na Califórnia e na Austrália, e lá fora vemos como a sustentabilidade é mais praticada do que aqui”, conta Marcelo.
A pousada fica de frente para um dos cartões postais da ilha, a Lagoa da Conceição, entre a Praia Mole e a Barra da Lagoa. O conceito que o local traz é de reaproveitar tudo que se pode e também ensinar o hóspede a viver a sustentabilidade, absorver esses hábitos e levá-los para o seu dia-a-dia, como a coleta seletiva de lixo, por exemplo, que muitas pessoas não a fazem em casa, mas depois de vivenciarem na pousada, retornam para casa com outra visão do que é a sustentabilidade.
Uma das áreas coletivas da pousada é um cantinho onde pode-se descansar e ler um dos livros que a pousada disponibiliza, e inclusive as prateleiras são feitas de pallets e caixas de verduras reaproveitadas. Outras opções disponibilizadas pela pousada para lazer sem nenhum custo são as bicicletas e as pranchas para a prática de stand up paddle. Inclusive está disponível uma prancha para stand up feita com garrafas pet. A idéia foi trazida do Projeto Prancha Ecológica, que fica no município de Garopaba, litoral sul de Santa Catarina.
Veja outras ações adotadas pela pousada:
http://www.pousadagreen.com.br/
Esse texto foi escrito por:
[…] Veja a matéria completa, Hospedagem sustentável em Florianópolis clique aqui. […]