Começou hoje, 25 de outubro, na Antigua Guatemala, o Primeiro Encontro Centroamericano de Turismo Comunitário – (ECATC), reunindo mais de 20 iniciativas comunitárias da América Central, além de 15 projetos comunitários da Guatemala e agências de turismo interessadas no turismo comunitário na região. Até 28 de outubro, o encontro pretende ser um espaço de troca de experiências que busca consolidar e promover a construção coletiva do turismo comunitário em toda a América Central.
No coração da Guatemala, na bela Aldeia de San Cristóbal El Alto será o palco deste primeiro evento, mostrando sua organização e compromisso com o desenvolvimento do turismo. Durante o encontro, organizações comunitárias vão apresentar experiências e oportunidades que encontraram no turismo para se tornarem mais sustentáveis e vão falar de temas fundamentais como desenvolvimento local, inovação social, empreendedorismo, produtividade e redes de colaboração que contribuem para o desenvolvimento sustentável dos territórios da América Central.
Camilo Alvarado, membro da equipe Travolution Foundation International, disse que a reunião tem como objetivo destacar e fortalecer processos de turismo comunitário na América Central para criar redes de trabalho colaborativo e desenvolver novos canais de comercialização. Antes do encontro, operadores de turismo e imprensa da Europa, Estados Unidos e América Latina estiveram viajando para conhecer as iniciativas e encantos da região da Antigua Guatemala.
Neste Primeiro Encontro Centroamericano de Turismo Comunitário, o governo da Guatemala, através do Escritório de Turismo da Guatemala Instituto INGUAT, reafirma seu compromisso em fortalecer e promover o desenvolvimento do turismo nas comunidades para posicionar a região como um destino de turismo comunitário na América Central e no mundo.
O primeiro encontro conta com o apoio da Secretaria de Estado dos Estados Unidos de América e o World Environment Center, organizações que integram a Rede de Inovação e Impacto em nivel mundial, INGUAT, e o CAT de Sacatepequez.
Inocente Cutzan, presidente da Cooperativa Integral de Serviços Especiais Turismo, Senderos del Alto e coordenador do ECATC estendeu o convite aos guatemaltecos e centro-americanos para participar desta primeira experiência, que vai possibilitar ainda a descoberta dos benefícios e processos que acontecem na vila de San Cristóbal del Alto.
Mais informações em: https://www.ecatc.gt/